Home / Notícias / REN ofereceu viatura aos Bombeiros de Lamego

REN ofereceu viatura aos Bombeiros de Lamego

A REN – Redes Energéticas Nacionais ofereceu uma viatura 4×4 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da Empresa com a prevenção dos incêndios rurais.

A viatura já está ao serviço, sendo uma mais-valia para a corporação ao longo de todo o ano, mas principalmente nesta altura de risco elevado de incêndios. Desde 2009, a REN doou 94 veículos a corporações de bombeiros e a equipas de prevenção de incêndios das autarquias.

A REN tem vindo ao longo dos anos a investir na prevenção, contribuindo para o combate aos incêndios rurais. Um trabalho realizado através da gestão e limpeza da vegetação e rearborização das faixas de servidão, mas também de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e outras entidades ligadas à floresta. Em maio deste ano, a REN recebeu da Liga dos Bombeiros Portugueses a medalha de Serviços Distintos grau Ouro, pelo apoio prestado às corporações de Bombeiros Voluntários em várias regiões do país.

De acordo com João Gaspar, responsável da área de Redes Sustentáveis e Servidões “o compromisso da REN para com a sustentabilidade implica não apenas a preocupação com o planeta como um todo, mas também o apoio contínuo a comunidades locais e às entidades a que estas confiam a sua segurança e do seu território.

Através destas iniciativas de apoio aos Bombeiros e à Proteção Civil ajudamos no esforço de prevenção e combate aos incêndios, enfrentamos as alterações climáticas, limitando a libertação de gases com efeito de estufa durante os fogos, protegemos e fomentamos a biodiversidade e ajudamos a salvaguardar as populações. Estes são alguns dos pilares da estratégia de sustentabilidade da REN”.

Para o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Helder Santos, “a oferta pela REN de uma viatura 4×4 vem reforçar a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros de Lamego, e acrescentar valor à frota de combate aos fogos rurais.

A Associação reconhece o importante papel que esta empresa tem vindo a desempenhar na área da prevenção dos fogos rurais, sendo um parceiro fundamental na área de atividade criada em 2017, equipas de sapadores florestais bombeiros, mas também do combate através do apoio que dá aos Corpos de Bombeiros, reforçando a sua capacidade de ação através da cedência de viaturas.”
Este ano, para além da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer receberam uma viatura por parte da REN.

A REN na defesa da floresta:

• A REN, em conjunto com a ANEPC, o ICNF e os municípios onde se encontram instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e da Rede Nacional de Transporte de Gás, tem feito um trabalho constante na prevenção contra os incêndios rurais;

• A nível nacional, a REN tem quase 10 mil quilómetros (cerca de 35 mil hectares) de servidões de linhas elétricas e gasodutos, sendo que mais de 66% destas faixas de servidão (23 mil hectares) estão inseridas em espaços florestais. Nos últimos cinco anos, a REN efetuou a limpeza de mais de 38 mil hectares (7,2 mil hectares em 2022);

• Este trabalho é efetuado em terrenos que não pertencem à REN, o que implica um contacto com os proprietários antes de qualquer intervenção. Neste trabalho de prevenção, só no ano de 2022, foram contactados mais de 21 mil proprietários;

• Desde 2010, a REN rearborizou mais de 3,9 mil hectares nas áreas de servidão. Para além de aumentar a biodiversidade e a resiliência aos incêndios florestais, estas ações permitem também aos proprietários dos terrenos (22 mil entre 2010 e 2022) obter algum rendimento desses terrenos. Em 2022, uma das árvores mais plantadas pela REN foi o medronheiro, uma espécie autóctone com valor comercial, com a qual se reflorestou uma área de 240 hectares.

• No final de 2022, 39% da área florestal atravessada pela rede elétrica da REN em todo o país já tinha sido sujeita a estes projetos de rearborização, sendo que o objetivo da empresa é chegar a 2025 com 50% e a 2030 com 60%;

• Em 2022, e durante toda a época de incêndios, a REN teve em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio;

• Desde 2009, a REN doou 94 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 64 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários, 30 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.

 

Pode ver também

A Freguesia de Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva foi novamente distinguida nos prémios Autarquia do Ano

A Freguesia do Touro obteve uma Menção Honrosa, na categoria Ambiente- Urbanismo e boas práticas …

Comente este artigo