Home / Notícias / Região do Dão espera vinho em boa quantidade e qualidade

Região do Dão espera vinho em boa quantidade e qualidade

O presidente da Comissão Vitivinícola da Região do Dão (CVR Dão) disse à agência Lusa que espera um ano de “bom vinho, com qualidade e em boa quantidade”, apesar do escaldão das videiras em algumas zonas.

“As expectativas são muito boas, em relação à qualidade e à quantidade. Esperamos ter um bom vinho e em boa quantidade”, realçou Arlindo Cunha, em declarações à Lusa.

Este responsável apontou que “o escaldão de há uns tempos e agora este, dos últimos dias, com temperaturas muito altas, acima dos 40 graus, afetou algumas zonas mais secas, e é natural que as videiras se tenham ressentido”.

Mas, “isso, no geral e na expressão da região, não deverá ter um grande impacto” nos vinhos do Dão, cuja produção considerou “estável e ao mesmo nível do ano passado”.

Arlindo Cunha disse que nesta altura “já estão a ser feitas as vindimas dos brancos para espumantes” e “já há produtores a fazer vindimas para o branco normal”.

Sobre os vinhos tintos, Arlindo Cunha apontou para “daqui a uma semana começar a vindima do Roriz e depois o restante será mais para meados de setembro”.

Depois de dias de “temperaturas muito elevadas e ausência de chuva”, Arlindo Cunha defendeu que “se agora chovesse durante dois diazinhos, sem ser chuva em excesso, seria o ideal para as uvas”.

“Mas, mais do que a temperatura baixar, o que poderá complicar a colheita é água em excesso, ou seja, se vier chuva prolongada vai ser mais complicado, principalmente se for em setembro, na altura da vindima dos tintos”, admitiu.

 

Pode ver também

Freguesia de Vila Cova à Coelheira entregou desfibrilhador aos Bombeiros de Vila Nova de Paiva

Na tarde desta segunda-feira, 20 de maio, a Junta de Freguesia de Vila Cova à …

Comente este artigo