Home / Notícias / Região Centro vai ter uma “Escola de Queijeiros”, cursos vão ser ministrados em Viseu

Região Centro vai ter uma “Escola de Queijeiros”, cursos vão ser ministrados em Viseu

A Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro vai lançar em outubro uma ‘Escola de Queijeiros’, iniciativa direcionada especificamente para a produção de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP).

O objetivo é o de capacitar empreendedores para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com DOP nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal (Penela)”, refere a associação, em comunicado enviado à agência Lusa.

Integrada no projeto ‘Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro’, a iniciativa arranca no dia 26 de outubro, embora o período de candidaturas encerre a 02 de outubro.

Com 20 vagas disponíveis e uma carga horária de 80 horas, 40 das quais destinadas à componente teórica, o curso que decorrerá na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e Viseu, em horário laboral.

As 40 horas restantes estão destinadas à componente prática a realizar em queijarias da região Centro com fabrico de queijo com DOP.

“Uma ação formativa nestes moldes e direcionada especificamente para a produção de queijo com DOP é, sem dúvida, uma ação pioneira em Portugal”, salienta a Inovcluster, que envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional.

No consórcio, estão inseridos os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras da ação.

Segundo a presidente da Inovcluster, Cláudia Domingues Soares, trata-se de “uma aposta na qualidade e na excelência, posicionando a Região Centro no incremento da produção e valorização do queijo com DOP”.

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Pode ver também

Paulo Marques do PS ganhou as eleições em Vila Nova de Paiva com maioria absoluta

Os socialistas obtiveram 51,23% dos votos, elegendo três mandatos, enquanto o PSD alcançou 42,86% e …

Comente este artigo