Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Quinta da Cruz e Museu Almeida Moreira acolhem novas exposições alusivas à botânica, à fotografia e ao Natal

Quinta da Cruz e Museu Almeida Moreira acolhem novas exposições alusivas à botânica, à fotografia e ao Natal

“Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” e “A cor do Presépio” inauguram este domingo, 5 de dezembro.

O mês de dezembro traz consigo novas exposições aos Museus Municipais de Viseu, a partir deste domingo, dia 5 de dezembro: “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz”, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, e “A cor do Presépio”, no Museu Almeida Moreira. “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” inaugura no Centro de Arte Contemporânea, pelas 15 horas.

Da autoria de Alexandre Sampaio e Ricardo Raminhos, esta exposição interliga dois universos: botânica e fotografia. 

Ao longo de 2020, os autores inspiraram-se no conceito do herbário e fizeram uma reinterpretação dedicada às espécies arbóreas dos jardins da Quinta da Cruz, valorizando o seu potencial imagético e as suas histórias.
Este trabalho resultou numa criação fotográfica centrada em composições de fotograma e fotografia noturna, originária num conjunto de ateliês de botânica e de técnica fotográfica, bem como a criação do dispositivo pedagógico “De Pernas para o Ar”.

A valorização e preservação da identidade e do território geográfico onde a Quinta se insere, assim como a sensibilização para a preservação do património natural, são os principais objetivos deste projeto.

Já “A cor do Presépio”, que surge no âmbito da iniciativa VISEU NATAL, inaugura, pelas 17 horas, e evoca o imaginário da natividade cristã e a diversidade artística das suas representações em todo o mundo, explorando diferentes expressões culturais e etnias.

São cerca de 50 as peças expostas, provenientes do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, de coleções particulares e de artesãos nacionais, de norte a sul do país.

Esta exposição apresenta inúmeras personagens que dão vida à história do nascimento do Menino Jesus, formando o Presépio, elemento central do Natal. “A cor do Presépio” está patente até dia 16 de janeiro e “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” pode ser visitada até 20 de fevereiro de 2022.

A participação nestas iniciativas requer a apresentação de UM dos seguintes comprovativos/documentos:

1) Certificado Digital COVID da União Europeia, nas modalidades de certificado de vacinação ou de recuperação;
2) Comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo (considera-se o teste antigénio ou PCR, válido para efeitos de certificado, com um prazo de validade de 48 horas. Autotestes são excluídos).

A realização dos mesmos são da responsabilidade dos participantes.
As crianças menores de 12 anos estão, para já, dispensadas destas obrigações.

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo