Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Quinta da Cruz e Museu Almeida Moreira acolhem novas exposições alusivas à botânica, à fotografia e ao Natal

Quinta da Cruz e Museu Almeida Moreira acolhem novas exposições alusivas à botânica, à fotografia e ao Natal

“Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” e “A cor do Presépio” inauguram este domingo, 5 de dezembro.

O mês de dezembro traz consigo novas exposições aos Museus Municipais de Viseu, a partir deste domingo, dia 5 de dezembro: “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz”, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, e “A cor do Presépio”, no Museu Almeida Moreira. “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” inaugura no Centro de Arte Contemporânea, pelas 15 horas.

Da autoria de Alexandre Sampaio e Ricardo Raminhos, esta exposição interliga dois universos: botânica e fotografia. 

Ao longo de 2020, os autores inspiraram-se no conceito do herbário e fizeram uma reinterpretação dedicada às espécies arbóreas dos jardins da Quinta da Cruz, valorizando o seu potencial imagético e as suas histórias.
Este trabalho resultou numa criação fotográfica centrada em composições de fotograma e fotografia noturna, originária num conjunto de ateliês de botânica e de técnica fotográfica, bem como a criação do dispositivo pedagógico “De Pernas para o Ar”.

A valorização e preservação da identidade e do território geográfico onde a Quinta se insere, assim como a sensibilização para a preservação do património natural, são os principais objetivos deste projeto.

Já “A cor do Presépio”, que surge no âmbito da iniciativa VISEU NATAL, inaugura, pelas 17 horas, e evoca o imaginário da natividade cristã e a diversidade artística das suas representações em todo o mundo, explorando diferentes expressões culturais e etnias.

São cerca de 50 as peças expostas, provenientes do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, de coleções particulares e de artesãos nacionais, de norte a sul do país.

Esta exposição apresenta inúmeras personagens que dão vida à história do nascimento do Menino Jesus, formando o Presépio, elemento central do Natal. “A cor do Presépio” está patente até dia 16 de janeiro e “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” pode ser visitada até 20 de fevereiro de 2022.

A participação nestas iniciativas requer a apresentação de UM dos seguintes comprovativos/documentos:

1) Certificado Digital COVID da União Europeia, nas modalidades de certificado de vacinação ou de recuperação;
2) Comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo (considera-se o teste antigénio ou PCR, válido para efeitos de certificado, com um prazo de validade de 48 horas. Autotestes são excluídos).

A realização dos mesmos são da responsabilidade dos participantes.
As crianças menores de 12 anos estão, para já, dispensadas destas obrigações.

 

Pode ver também

Seca: Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, Governo e APA reúnem para planear recursos hídricos

Com o objetivo de contextualizar a situação de seca severa que afeta o território de …

Comente este artigo