Home / Notícias / PSP apreende material pirotécnico à venda numa loja junto de uma escola em Viseu

PSP apreende material pirotécnico à venda numa loja junto de uma escola em Viseu

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu apreendeu artigos de pirotecnia, num valor total de mais de 700 euros, num estabelecimento comercial junto a uma escola secundária da cidade, anunciou hoje aquela força policial.

“Na sequência de uma ocorrência junto de uma escola desta cidade, [a PSP] fiscalizou um estabelecimento comercial no concelho de Viseu, onde detetou infrações contraordenacionais e apreendeu artigos de pirotecnia”, afirma uma nota da Polícia, enviada hoje à agência Lusa. 

A operação foi desencadeada na sequência de “um pedido de ajuda aos agentes de segurança do programa Escola Segura, por parte da escola, tendo em conta que havia alunos a usar estalinhos e bombinhas de Carnaval”, adiantou, em declarações à Lusa, fonte da PSP.

No decorrer da operação, que contou com a intervenção do Núcleo de Armas e Explosivos da PSP de Viseu, os polícias apreenderam “material pirotécnico das categorias F1 e F2, as consideradas menos perigosas” na classificação pirotécnica. 

Entre o material apreendido estavam “91 caixas com o total de 4.226 petardos; 51 caixas com o total de 306 gira-solos; 68 caixas com o total de 1.300 bombetas e 26 repuxos cónicos”. 

Foram igualmente apreendias, de acordo com o mesmo comunicado, “16 caixas com o total de 680 estrelinhas de 16 cm [centímetros] e outras 16 caixas com o total de 250 estrelinhas de 28 cm”. 

“Os objetos apreendidos encontravam-se à venda ao público pelo valor total de 722,50 euros”, contabilizou a PSP, referindo, à agência Lusa, que “foi instaurado um processo para decisão e aplicação da coima” ao estabelecimento comercial. 

O processo está em fase de instrução, indicou a mesma fonte da PSP. 

A Polícia apela “à população em geral, e à comunidade escolar em particular, para o respeito e cumprimento das normas de segurança e formalidade legais na compra e venda de artigos de pirotecnia”.

 

Pode ver também

Dia Internacional do Voluntario: sessão comemorativa amanhã no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

Moimenta da Beira associa-se hoje, 5 de dezembro, às comemorações do Dia Internacional do Voluntario, …

Comente este artigo