Os deputados sociais-democratas enviaram à ministra da Saúde um conjunto de perguntas sobre a instalação de um Centro Oncológico no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, requerendo ao mesmo tempo que lhes seja concedido acesso aos documentos relacionados com este processo.
“Por que razões o Governo não cumpriu com os prazos previstos e anunciados para a concretização do investimento (2017-2019)? Há algum relatório técnico que fundamente o abandono do projeto do centro oncológico”?, questionam os parlamentares em carta enviada à ministra através da Assembleia da República.
No caso de haver um relatório técnico que justifique o abandono do projeto, lançado pelo anterior Governo, os deputados querem saber em que momento a ministra teve conhecimento da sua existência.
“Discorda a senhora ministra da solução validada pela anterior equipa ministerial da saúde”, perguntam os sociais-democratas.
Neste contexto, requerem que lhes sejam facultadas cópias de diversos documentos ligados ao processo que levou ao abandono do projeto, nomeadamente sobre “avaliação e definição a viabilidade técnica e económica do projeto de criação de uma unidade de Radioterapia no hospital de São Teotónio do CHTV, implicando, nomeadamente, a instalação de um Acelerador Linear e a construção de 2 bunkers”.
Querem ainda ter acesso a documentos sobre “identificação dos custos e benefícios a atingir com o projeto” e sobre a avaliação dos níveis de produção previstos para a unidade projetada e os efeitos na rede de cuidados existente na Região.
Pedem também a “identificação dos níveis e formas de articulação entre o CHTV e o IPO de Coimbra, nomeadamente assegurando esta última entidade a formação e o nível de diferenciação dos recursos humanos da primeira, com vista ao adequado funcionamento da referida unidade de Radioterapia”.
Por fim, os deputados do PSD/Viseu solicitam à ministra “toda a documentação e pareceres técnicos que tenham fundamentado a decisão política de abandonar o anterior projeto de construção do Centro Oncológico de Viseu, identificando todas as entidades consultadas, se for esse o caso, bem como todas as propostas enviadas pelas mesmas”.
“Ao longo desta legislatura, o Governo tem andado a titubear sobre a construção do Centro Oncológico de Viseu”, concluem os sociais-democratas.
Lusa
Comente este artigo