Home / Notícias / PSD questiona Governo sobre problemas de manutenção em escolas de Viseu

PSD questiona Governo sobre problemas de manutenção em escolas de Viseu

Os deputados do PSD, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, estão a visitar várias escolas e agrupamentos de escolas, no âmbito das sessões do projeto Parlamento dos Jovens. Nos últimos dias, os parlamentares estiveram nas Escolas Secundárias Emídio Navarro e Alves Martins, no concelho de Viseu.

As visitas realizadas e os contactos estabelecidos permitiram, segundo Guilherme Almeida, “no terreno ter um contacto privilegiado com os alunos, professores e diretores das escolas”. “Verificámos que nestas escolas, continuam por resolver, vários problemas estruturais, que se arrastam desde a data em foram requalificadas pela Parque Escolar”, informou o deputado na intervenção que realizou no Parlamento, na audição com o Ministro da Educação.

Segundo o PSD, estas são duas das 309 escolas que foram requalificadas ao abrigo do Programa de Modernização do Parque Escolar. Este programa contemplou a requalificação das infraestruturas escolares e a implementação de um sistema de manutenção e gestão das instalações, definidas, com detalhe, no Contrato Programa Celebrado entre o Estado Português e a Parque Escolar.

No entanto, Guilherme Almeida questionou o Ministro da Educação sobre a razão de “não se conseguirem resolver os graves problemas de manutenção nas escolas intervencionadas pela Parque Escolar”. Sendo que os serviços de manutenção e conservação deste Programa preveem a continuidade de manutenção preventiva, manutenção corretiva, adaptação funcional, grande manutenção e serviços de renovação nas escolas.

Além de problemas nos sistemas de ventilação e climatização, “que custaram milhares de euros e que praticamente nunca funcionaram”, equipamentos de aquecimento “com consumos que as escolas não conseguem suportar” e problemas de infiltrações e humidades, o parlamentar interrogou também o Governo sobre a justificação da falta de autonomia existente nas escolas para conseguirem resolverem pequenos problemas, como a substituição de uma torneira ou uma fechadura.

Durante a sua intervenção, sustentou ainda que “o Governo está vinculado a pagar à Parque Escolar, até 2037, milhares de euros para as rendas e para a manutenção”.

 

Pode ver também

Vila Nova de Paiva: Município entregou 14 incentivos à natalidade

O Município de Vila Nova de Paiva continua a apoiar as famílias “Paivenses”, ao abrigo …

Comente este artigo