Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / PSA de Mangualde atingiu recorde de produção de automóveis em 2019

PSA de Mangualde atingiu recorde de produção de automóveis em 2019

A fábrica do grupo Peugeot Citroën (PSA) em Portugal atingiu um recorde de produção em 2019. Nunca a companhia francesa produziu tantos automóveis na unidade de Mangualde.

No ano passado, a fábrica da PSA produziu um total de 77.607 unidades, mais 23% face a 2018 quando foram produzidos 63.073 unidades, segundo a fabricante automóvel.

“Este valor de produção permitiu à empresa atingir o maior volume anual da sua história, ao ultrapassar a marca de 64.000 carros produzidos no ano de 2007.

Analisando por modelos, a maioria da produção foi da marca Citroën Berlingo/Berlingo Van (52,6%), seguido dos Peugeot Rifter/Partner (45,3%) e dos Opel Combo Life/Combo Van (2,1%).

Os novos modelos da Citröen e da Peugeot começaram a ser produzidos nesta fábrica – que emprega mil trabalhadores repartidos por três turnos – em 2018, enquanto a produção em série dos modelos da Opel arrancaram em outubro de 2019.

Em julho de 2019, o diretor-geral da PSA em Mangualde anunciou que o grupo pretende investir até 25 milhões nesta unidade para produzir um novo automóvel a partir de 2023.

“Estamos a tentar adaptar o produto atual, o carro que temos, às normativas do CO2. Haverá uma versão que irá emitir menos CO2 e estamos a tentar convencer a direção-geral e, trabalhando já com o Governo português e com os trabalhadores da fábrica para, entre todos, conseguirmos ter um projeto a médio prazo e num contexto automóvel , que não é nada simples neste momento, há muitas dificuldades ligadas às emissões, para que tenha um futuro também para Mangualde”, disse José Maria Castro à Lusa em meados do ano passado.

Recorde-se que a Opel integrou o grupo PSA, presidida pelo português Carlos Tavares, em 2017. A marca alemã pertencia anteriormente à norte-americana General Motors.

A produção dos modelos da Opel em Mangualde representou o regresso da marca alemã a um chão de fábrica em Portugal, 13 anos depois da fábrica da Azambuja ter fechado as portas ao fim de 42 anos em produção.

Nesta unidade do distrito de Lisboa era então produzido, precisamente, o Opel Combo, que passou a ser fabricado em Saragoça, Espanha. O encerramento desta unidade deixou no desemprego mais de 1.100 trabalhadores.

A fábrica de Mangualde produz automóveis desde 1964, com o fabrico do mítico Citroen 2CV (Dois Cavalos). Desde o arranque da produção da primeira geração de Peugeot Partner e Citroën Berlingo em 1998 que esta unidade da PSA já produziu quase 900 mil unidades, mais de metade da produção total registada desde 1964, num valor próximo dos 1,5 milhões de veículos.

 

Pode ver também

Covid-19. Portugal com mais 28 mortes e 3.299 casos em 24 horas

boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta terça-feira revela que, nas últimas 24 horas, foram registados …

Comente este artigo