Home / Notícias / Projeto “Smart Feed Pets” é o grande vencedor da 12.ª edição do projeto Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões

Projeto “Smart Feed Pets” é o grande vencedor da 12.ª edição do projeto Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões

O projeto “Smart Feed Pets”, desenvolvido pelos alunos Tomás Coimbra e Manuel Carvalho, da Escola Secundária de Tondela, foi o grande vencedor da 12.ª edição do projeto Wanted- Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões, concurso promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. Nesta Final Intermunicipal, conduzida pela apresentadora Catarina Camacho, foram apresentadas as 12 ideias finalistas. 

Os autores dos projetos que chegaram à grande final – um total de 28 alunos, divididos por equipas – reuniram-se nos dias 28 e 29 de maio, em Viseu, num evento colaborativo que teve um programa diversificado. Durante os dois dias foram promovidas ações de mentoria, que serviram para acelerar as 12 ideias.

O evento terminou nesta quarta-feira, dia 29 de maio, com a apresentação final das 12 ideias candidatas. O júri distinguiu os seguintes projetos vencedores:

• “Smart Feed Pets”, da Escola Secundária Tondela, 1.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 4 dias, a Dublin;
•  “Piezo Mat”, da Escola Secundária de Penalva do Castelo, 2.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, a Barcelona;
• “Human Energy”, da Escola Secundária de Penalva do Castelo, 3.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, a Madrid.

O projeto que venceu o primeiro prémio destacou-se pela inovação na alimentação animal, levando a concurso um alimentador automático desenvolvido com recurso a tecnologia IoT. 

Competição teve várias fases

Para chegarem à final, as ideias passaram por várias fases de competição. As equipas, constituídas por alunos do Ensino Secundário Científico-Humanístico e Profissional da região, começaram por submeter as suas ideias. Nesta 12.ª edição do programa, foram submetidas 28 Ideias de Negócio, por parte de 122 jovens de escolas da região.

As equipas participaram depois em quatro bootcamps “Cria o Teu Futuro”, em Viseu, Tondela, Vouzela e Mangualde. Nestes, os candidatos a empreendedores usufruíram de um dia de formação intensiva, durante o qual tiveram a oportunidade de acelerar e melhorar as ideias empreendedoras.

Após os bootcamps, a fase seguinte envolveu a submissão de projetos através de vídeos pitch por parte das equipas concorrentes. Por fim, o júri, constituído pela Chefe da Divisão da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Carla Coimbra, pelo Diretor Geral da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), Paulo Sousa, pelo CEO da 2Play, Márcio Cortez, pela Pró-Presidente para a Comunicação Estratégica do Instituto Politécnico de Viseu, Luísa Augusto, e pelo Representante do IAPMEI de Viseu, Luís Tavares, selecionou as 12 Ideias de Negócio finalistas, que foram apresentadas na final do Concurso Intermunicipal.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha a importância crescente desta iniciativa. “Os concursos ligados ao empreendedorismo têm vindo a afirmar-se como um evento de grande importância junto da comunidade educativa da região. Queremos que os nossos jovens sejam empreendedores, que pensem fora da caixa e que tenham ideias inovadoras. Esse objetivo tem sido alcançado com grande sucesso, muito graças ao apoio por parte dos professores e dos empresários que se envolvem nestas iniciativas. É isso que distingue este projeto, que junta vários esforços para um mesmo fim”, destaca.

“Felicito todos os participantes, em particular os vencedores desta final, pela sua criatividade e empenho contínuo no desenvolvimento das ideias. Estou certo que o projeto Wanted está a lançar a semente do empreendedorismo na região”, acrescenta Nuno Martinho.

O programa Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões tem como objetivo promover competências pessoais e sociais nos jovens, em idade escolar e sensibilizar para as práticas empreendedoras, promovendo o  espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos e o desenvolvimento de toda a região Viseu Dão Lafões. 

As 12 ideias finalistas:
Nutricookies – Aguiar da Beira
BlueDaire – Castro Daire
Citrus – Castro Daire
Matilde Sun – Mangualde
Carbon Dye – Nelas
Care Fall – Nelas
Data Food – Penalva do Castelo
Human Energy – Penalva do Castelo
Piezo Mat – Penalva do Castelo
Green Day – Santa Comba Dão
Just a Mom – São Pedro do Sul
Smart Feed Pets – Tondela

 

Pode ver também

Tiago Ferreira estabeleceu um novo recorde do mundo

O Viseense Tiago Ferreira, estabeleceu um novo recorde do mundo da maior distância percorrida numa bicicleta de …

Comente este artigo