Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Projeto de musicoterapia da Câmara de Viseu coloca 150 vozes em palco virtual

Projeto de musicoterapia da Câmara de Viseu coloca 150 vozes em palco virtual

O projeto “Música Ativa para Seniores” da Câmara de Viseu leva 150 vozes, de 15 instituições diferentes, a um palco virtual, no dia 15, para interpretarem um novo hino da atividade, anunciou a autarquia.

“O projeto de musicoterapia impulsiona a criação de hino musical entoado por seniores de Viseu. A iniciativa surge no âmbito do ‘Música Ativa para Seniores’ e é interpretada num palco virtual por um coro de 150 vozes”.

Segundo uma nota de imprensa, os seniores estão afetos a “15 instituições do concelho que fazem parte deste projeto” e conta também com os próprios técnicos dessas instituições e ainda com colaboradores da Câmara Municipal de Viseu, na área da Ação Social.

Assim, “150 vozes unem-se num único palco virtual 3D” para apresentarem ao público o novo hino musical do projeto municipal Música Ativa para Seniores, com letra de Manuel Francisco Ferreira e música de João Mota Oliveira.

“Este hino musical está a ser gravado nas várias instituições, sob a coordenação e com o auxílio de Liliana Rodrigues – professora que lidera este projeto de musicoterapia – até ao final desta semana, sendo o resultado dado a conhecer posteriormente a toda a comunidade”, conta.

O documento lembra que o projeto “Música Ativa para Seniores” arrancou no início de maio de 2019, no seguimento da aprovação de um protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

“O objetivo é, através da musicoterapia, proporcionar um impacto positivo na promoção do bem-estar, saúde e envelhecimento ativo da nossa comunidade sénior institucionalizada”, refere.

Neste momento, “e dados os seus benefícios e sucesso, o projeto está já na sua terceira edição e integra 15 instituições, num universo de cerca de 400 seniores”.

“Mesmo em anos atípicos, com a pandemia de covid-19, o Município de Viseu conseguiu alargar este projeto a mais nove instituições, com mais seis em 2020 e três em 2021.

Cada uma destas 15 instituições acolhe, semanalmente, uma hora de aulas musicais, além de “várias atividades promovidas a pensar na partilha de experiências e no convívio” como, por exemplo, um “arraial de música tradicional e a gravação de um CD através de um grupo de cantares”.

“Mesmo em plena pandemia, o ‘Música Ativa para Seniores’ nunca deixou de levar algum conforto aos seniores destas instituições, nomeadamente através de gravações de vídeos de música, procurando desta forma combater o seu isolamento e períodos de menor atividade”, refere a autarquia.

 

Pode ver também

Covid-19: Tondela com três jogadores infetados além do treinador Pako Ayestarán

Três jogadores do Tondela testaram positivo ao vírus SARS-CoV-2, depois de ter sido anunciado pelo …

Comente este artigo