Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Projeto de capacitação artística na área da música arrancou em Mangualde

Projeto de capacitação artística na área da música arrancou em Mangualde

Quinze elementos de associações culturais de Mangualde que têm atividade na área musical estão a participar num projeto de capacitação artística que visa construir novas linguagens a partir da experiência de cada um enquanto músico.

Intitulado “Altamente”, este projeto integra a rede cultural Alto Mondego, que envolve também os municípios de Nelas (que, tal como Mangualde, pertence ao distrito de Viseu) e de Fornos de Algodre0s e Gouveia (do distrito da Guarda).

“O objetivo é partir da tradição e daquilo que costumam fazer para aprenderem a fazer novas criações musicais”, explicou à agência Lusa Maria João Fonseca, que é a responsável pelo projeto em Mangualde.

Foram convidados a participar no projeto “os ranchos folclóricos, as bandas filarmónicas, as associações recreativas, as tunas, ou seja, todo o género de associações locais que têm atividade musical”, para que ganhem “novas competências criativas”, explicou Maria João Fonseca.

O convite foi lançado às associações de todo o concelho de Mangualde, mas apenas quatro se inscreveram.

“Este trabalho é um desafio grande, porque são dias intensos de formação, o que dificulta a adesão dos participantes”, considerou a também diretora da Biblioteca Municipal de Mangualde, acrescentando que as ações decorrem aos sábados e aos domingos.

Nas quatro sessões de capacitação na área da música, os inscritos trabalham com artistas experientes na criação e qualificação artística e cultural, que lhes vão transmitir conhecimentos e novas técnicas artísticas e estimular o desenvolvimento do trabalho criativo.

O projeto pretende trabalhar “novas competências alicerçadas na identidade cultural do território, constituindo uma vantagem para as próprias entidades, para o território da rede cultural e para toda a envolvente regional, no sentido de alavancar a qualidade da oferta cultural”.

No final, serão apresentados espetáculos nos quatro concelhos da rede cultural Alto Mondego.

Segundo a responsável, “vão decorrer oito espetáculos, dois em cada um dos quatro municípios”, nomeadamente Mangualde (03 de abril e 10 de junho), Fornos de Algodres (02 de abril e 11 de junho), Nelas (23 de abril e 18 de junho) e Gouveia (10 de abril e 19 de junho).

O projeto “Altamente” é apoiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Pode ver também

Académico de Viseu de luto pela morte do presidente, António Albino

António Albino, empresário viseense e que durante mais de uma década foi presidente do Académico de …

Comente este artigo