Home / Notícias / Programa municipal Eixo Cultura Viseu financia seis eventos-âncora com 425 mil euros

Programa municipal Eixo Cultura Viseu financia seis eventos-âncora com 425 mil euros

Município de Viseu celebrou ontem os protocolos do Eixo 1 do programa com agentes e promotores culturais 

O Cine Clube de Viseu, a Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento, a Gira Sol Azul e a Zunzum – Associação Cultural foram os quatro promotores e agentes culturais que celebram ontem, dia 24 de maio, os seus protocolos de cooperação no âmbito do programa municipal Eixo Cultura Viseu. Previamente, tinha já sido celebrado o protocolo com a Proviseu/ Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.

Os documentos ontem assinados dizem respeito ao Eixo 1 do programa (Parcerias de Programação – Eventos Âncora), que engloba os projetos estruturantes que têm marcado o calendário cultural dos últimos 10 anos, dotando-os de notoriedade, escala e projeção. Para este eixo, o apoio é quadrienal.

O financiamento municipal, no valor global de 425 mil euros, dos quais 340 mil traduzem o apoio financeiro e os restantes 85 mil euros o apoio não financeiro, é assim destinado às iniciativas Cinema na Cidade e Vistacurta; Jardins Efémeros, “Que Jazz É Este?” – Festival de Jazz de Viseu e Outono Quente, a par do Festival Internacional de Música da Primavera, que decorreu no passado mês de abril.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, “é com enorme satisfação que o Município de Viseu destina um montante do seu orçamento municipal para estes projetos, que oferecem uma programação para fruição de toda a comunidade, que aqui vive e nos visita”.

“Estes são projetos já consolidados, muitos com vários anos de existência, que foram sendo amadurecidos, apresentando hoje uma enorme qualidade, pelo que espero que possamos continuar a dar todo o nosso apoio a estas realizações que são já cartões-de-visita do concelho e marcos da agenda cultural”, destacou o autarca.

Já a Vereadora da Cultura e Turismo, Dr.ª Leonor Barata, destacou “a importância destes projetos-âncora, do seu crescimento e continuidade, na comunidade, no desenvolvimento do seu espírito crítico e exigente em relação às artes”. “Felicito ainda todos os promotores e agentes culturais por todo o seu trabalho, empenho e dedicação na realização destas iniciativas que permitem afirmar Viseu como um território de talentos e de Cultura, que a apoia e que dela usufrui”, concluiu.

Recorde-se que o Eixo Cultura Viseu 2022/2025 é um programa municipal de apoios à Cultura. Reúne um conjunto de medidas que visam a definição de uma programação abrangente nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição. O programa concretiza-se em 6 Eixos: Parcerias de Programação; Criação Artística (Medida 1 – Criação/Produção e Medida 2 – Edição); Programação Artística; Emergentes; Atividades; e Viriato Teatro Municipal.

O montante financeiro de apoio municipal definido para estes seis Eixos culturais, para o ano de 2022, é de 1,23 milhões de euros.

 

Pode ver também

Taça de Portugal: Oliveira do Hospital – Cinfães joga-se este próximo domingo

O Clube Desportivo de Cinfães, único representante do distrito de Viseu na Taça de Portugal, edição …

Comente este artigo