A secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho apresentou o programa Nova Geração de Políticas de Habitação, em Cinfães.
A ação teve como principal objetivo a iniciativa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
O programa 1.º Direito faz parte das propostas da Nova Geração de Políticas de Habitação, que tem como missão promover soluções para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de condições financeiras para suportar o custo ao acesso a habituações adequadas; alargar o número de beneficiários e a dimensão do parque habitacional com apoios públicos.
Esta iniciativa do Governo também quer criar condições para uma maior predominação das operações de reabilitação nos edifícios e nas áreas urbanas, bem como promover a inclusão social e territorial e as oportunidades de escolha habitacionais.
O 1.º Direito aposta “numa abordagem mais atual, abrangente e flexível face a programas anteriores”, permitindo adequar as respostas à situação de cada família e às caraterísticas específicas dos territórios. Os apoios podem ser atribuídos a municípios, empresas municipais, instituições de solidariedade, associações de moradores e cooperativas ou mesmo diretamente às famílias, tendo em conta a estratégia definida por cada autarquia.
Comente este artigo