António Costa esteve, este fim-de-semana, de visita aos territórios afectados pelos incêndios de 17 de Junho e 15/16 de Outubro para entregar casas reconstruídas e equipamentos para os bombeiros sapadores florestais.
O líder do executivo passou por Santa Comba Dão e Tondela no domingo onde destacou a importância de “responder àquilo que são as necessidades das vítimas”, ao mesmo tempo que se tem de “preparar o futuro”.
No Município de Tondela, 12 das habitações atingidas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro, estão já a ser alvo de intervenção.
Na tarde do último domingo, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, mostrou uma das obras que está em curso no Salgueiral, na freguesia da Lajeosa do Dão, ao primeiro-ministro.
Para o presidente da Câmara de Tondela, esta foi vista como sendo uma situação prioritária, uma vez que os proprietários continuavam a viver naquela casa. “Tínhamos de resolver o problema da cobertura rapidamente e dar-lhes condições mínimas”, explicou.
Dois meses depois dos incêndios terem percorrido quase 180 quilómetros quadrados do concelho de Tondela, toda a identificação está feita, o que faz com que seja o primeiro a assinar um protocolo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), para implementar o programa de apoio à recuperação de habitações permanentes.
Em Santa Comba Dão, António Costa sublinhou que “é inspirador e muito reconfortante” ver como o país se mobilizou para que renasçam das cinzas.
Comente este artigo