Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Presidente de Moçambique recebe “chave da cidade” de Viseu

Presidente de Moçambique recebe “chave da cidade” de Viseu

O chefe de Estado de Moçambique recebe esta sexta-feira, 5 de julho, das mãos do presidente da Câmara de Viseu, a “Chave da Cidade”, pelas relações económicas e culturais entre a região e aquele país africano.

O autarca de Viseu, Almeida Henriques, diz que “é uma honra poder receber o Presidente da República de Moçambique no decorrer de uma visita oficial a Portugal e por ter o prazer de lhe entregar a chave da cidade, que é uma distinção que, até hoje, só por duas vezes é que foi atribuída”.

Segundo Almeida Henriques, até hoje só receberam a chave da cidade de Viseu, o ex-Presidente português Mário Soares e o ex- primeiro-ministro da Costa do Marfim, que governou o país africano entre 2012 e 2017, e com quem Viseu “tem uma relação económica. 

O autarca considerou que esta deslocação de chefe de Estado de Moçambique à cidade revela “o grande elo de ligação que existe entre a região e Moçambique”, tanto do ponto de vista económico, como cultural.

Viseu tem também um projeto cultural ligado aquele país africano, que envolve crianças carenciadas no ensino de música clássica, com a colaboração do Conservatório Regional de Música Azeredo Perdigão.

Almeida Henriques lembrou também que Viseu está “muito envolvida” com duas cidades moçambicanas: Matola, a qual é geminada desde 2011, e Maputo, a capital, com que “tem uma pré-geminação”.

O autarca manifestou à Lusa a sua satisfação com esta visita, uma vez que passou a sua infância neste país africano.

O chefe de Estado de Moçambique, cumpre uma visita de Estado a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Pode ver também

Festival de cinema Vista Curta de Viseu alarga o olhar sobre a África lusófona

O festival de cinema VistaCurta, organizado pelo Cine Clube de Viseu, propõe um “olhar especial” …

Comente este artigo