Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: Presidente da Federação de Bombeiros preocupado com aumento dos combustíveis

Viseu: Presidente da Federação de Bombeiros preocupado com aumento dos combustíveis

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Guilherme Almeida, mostrou-se hoje preocupado com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana e alertou que a sustentabilidade das corporações pode ficar em risco.

“A baixa desta semana veio serenar um pouco os ânimos, mas já vai subir novamente segunda-feira”, o que está a deixar as corporações apreensivas, lamentou Guilherme Almeida, em declarações à agência Lusa.

O Ministério das Finanças estimou hoje que o preço por litro do gasóleo deverá aumentar em 16,4 cêntimos na próxima semana e o preço da gasolina em seis cêntimos.

O também comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas lembrou que “o preço de quilómetro reporta a um despacho de 2012” e, atendendo aos aumentos do preço dos combustíveis e de outros custos ao longo destes dez anos, como “o salário mínimo nacional, veículos, seguros e manutenções”, os bombeiros estão “a atingir um valor de custos incomportável para aquilo que é o valor da receita”.

“Todos os dirigentes que estão de forma voluntária e abnegada estão a cumprir com a sua missão na associação, mas também querem honrar os seus compromissos e ao fim do mês pagar as contas”, frisou o responsável, lamentando que, até agora, o Governo não tenha criado “um mecanismo de apoio para os bombeiros”.

Neste momento, a preocupação está relacionada com o transporte de doentes não urgentes, que representa “a grande percentagem da atividade” dos bombeiros.

“Mas, obviamente, teremos outra preocupação a curto prazo com a entrada do dispositivo e da época crítica de incêndios, em que temos veículos que consomem muito mais combustível”, avisou Guilherme Almeida.

O dirigente disse ainda os atrasos no pagamento às corporações “cria grandes transtornos de tesouraria”.

“O Estado demora a pagar. Está a pagar-nos tarde e a más horas”, criticou, acrescentando que o pagamento chega a demorar dez meses, mas as corporações têm apenas 15 dias para pagar os combustíveis aos fornecedores.

 

Pode ver também

CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos

Projeto Stop Waste junta Viseu Dão Lafões com regiões da Lituânia, Roménia e Países Baixos. …

Comente este artigo