Home / Notícias / Presépio da Sé de Viseu recebe a Sagrada Família este sábado

Presépio da Sé de Viseu recebe a Sagrada Família este sábado

A Sé de Viseu tem em construção um presépio cujas figuras vão sendo colocadas em semanas diferentes, recriando o tema da “Anunciação do Anjo a Maria”.

A iniciativa é do Tesouro da Catedral – Museu de Arte Sacra que, há semelhança dos anos anteriores, volta a concretizar este projeto. “O presépio foi elaborado no dia 1 de dezembro com as primeiras peças e fazemos um percurso que não começa pelo presépio, mas sim com o tema da Anunciação. No dia 23 serão colocadas as imagens de Nossa Senhora e de São José, no estábulo, onde já estão os animais. Os reis magos serão a seguir ao Natal”, explica a responsável Fátima Eusébio, acrescentando que “o cenário é concebido sempre inicialmente de forma a que seja adaptado ao percurso que é feito”.

Os fiéis e visitantes podem acompanhar este processo que não começa de forma habitual com as figuras de São José e de Nossa Senhora dentro da gruta, da cabana ou estábulo. “As pessoas gostam de ver o presépio na Sé, mas muitas vezes não percebem o porquê de não lá estarem as figuras todas, porque realmente há um processo evolutivo e quem não conhecer a iconografia da Anunciação se calhar não identifica facilmente. Contudo, há pessoas que voltam para ver a evolução e quando se lhes explica percebem o conceito”, refere Fátima Eusébio.

A sustentabilidade e a diversidade dos materiais usados também são tidas em conta de ano para ano. “No ano passado o presépio foi construído em papel, à exceção das imagens e este ano as estruturas arquitetónicas são feitas em roofmate, material que foi reaproveitado do musical do Colégio da Via-Sacra”, explica.

Fátima Eusébio defende ainda que “é importante que haja uma leitura do presépio e do seu significado”, tendo em conta “a comunicação daquilo que é o simbolismo de cada um dos elementos nesta caminhada de aproximação a Deus e de viver esta quadra do Advento e do Natal”.

O presépio pode ser visitado até dia 7 de janeiro.

 

Pode ver também

Noite de Gala do TRC atribui Prémio de Mérito a João Gama

O 16º aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, é …

Comente este artigo