Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Pólos museológicos de Tondela foram vandalizados

Pólos museológicos de Tondela foram vandalizados

A Câmara Municipal de Tondela participou às autoridades os atos de vandalismo de que foram alvos, recentemente, dois pólos museológicos do concelho.

O Centro Interpretativo, da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos (Imóvel de Interesse Público), sito no lugar da Carvalheira, na localidade de Molelinhos, sofreu atos de vandalismo, causando danos irreparáveis no painel principal, cujo repertório figurativo se situa entre a Idade do Bronze Final e o Início da II Idade do Ferro.

Algumas das seções, das plataformas metálicas e painéis informativos, foram também objeto de pinturas e inscrições.

Foi, igualmente, alvo de atrocidades a Anta da Arquinha da Moura (Imóvel de Interesse Público), sito no lugar da Pedra Merendeira, em Lajeosa do Dão, que causaram danos na estrutura de ferro (portão) que protege a entrada, para a câmara funerária, deste monumento megalítico.

São comportamentos incompreensíveis que o Município de Tondela condena de forma veemente, tendo feito a participação às autoridades policiais, na tentativa de serem identificados os autores destes atos inqualificáveis.

O Município apela à sensibilidade e à atenção da população para que identifique e comunique movimentações suspeitas, impedindo este tipo de atentados, lembrando que o património é de todos e cabe a todos a sua preservação, salvaguardando, assim, a história e a memória de um povo, que outrora ocupou o nosso território.

 

Pode ver também

José Rodrigues é o novo treinador do Ferreira de Aves – Razões e Objetivos

Depois da saída de Ricardo Duarte (Mangualde), do comando técnico do C.R. Ferreira de Aves, …

Comente este artigo