Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

O reforço das competências nas áreas do conhecimento, do emprego e da cidadania vai estar em destaque na quinta-feira, em Viseu, num encontro internacional sobre transição digital.

O Instituto Politécnico de Viseu foi, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a organizar este encontro, intitulado “Em Abril, digitais mil!”.

“A transição digital tem novas formas, não só em termos do ensino à distância, mas também do acesso ao conhecimento. Com o tema do conhecimento, pretendemos analisar a necessidade de não deitar fora o bebé na água do banho”, disse o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva.

O responsável lembrou que “há muitas críticas à utilização destas ferramentas em termos de processo de aquisição de conhecimentos”, mas disse que elas são “positivas e devem ser ponderadas”.

“Há muito a aproveitar, nomeadamente para uma cidade como Viseu e para um Politécnico como o nosso, porque as ferramentas digitais são uma forma de levar o conhecimento mais longe, a zonas onde o ensino superior não está ainda presente”, considerou.

O emprego é outro dos temas em destaque, até porque, como referiu João Monney Paiva, “as máquinas, como tem acontecido na história da civilização, têm como função primordial substituir o trabalho humano e aquilo que ele tem de repetitivo”.

“Isso é um efeito benéfico, temos é, mais uma vez, de ponderar e refletir sobre se não se estará a levar esse esforço, essa tendência, longe de mais”, afirmou.

No seu entender, “estas alterações têm de ser feitas pensando de que forma é que aqueles que ficarem sem posto de trabalho podem ser reconvertidos e recuperados” e ter novas oportunidades de emprego.

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu aludiu ainda à necessidade de haver uma reflexão sobre a utilização dos meios digitais para, por exemplo, difundir notícias falsas e comentários baseados em ódio, o que causa grandes impactos na cidadania.

O encontro internacional “Em Abril, digitais mil!” decorrerá em formato virtual.

 

Pode ver também

Tabuaço: freguesia de Paradela e Granjinha perdeu mais de 40% da população em 10 anos

Paradela e Granjinha, no concelho de Tabuaço e distrito de Viseu, perdeu 45% da sua …

Comente este artigo