O programa “Pessoas 2030 – Privação Material”, que contempla a distribuição de cabazes com alimentos, e bens de primeira necessidade, a pessoas e famílias, juntou instituições dos concelhos de Sátão, Vila Nova de Paiva e Castro Daire.
Trata-se de uma parceria da ASSOCREL – Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa de Lamas e a Casa do Povo de Sátão, Câmara de Vila Nova de Paiva, Associação Cultural e Social de São Joaninho, concelho de Castro Daire.
Estão ainda previstas sessões de esclarecimento, sensibilização e informação para as famílias e pessoas abrangidas por este apoio, sobre prevenção do desperdício e otimização da gestão do orçamento familiar.
O Pessoas 2030, é um programa temático do Portugal 2030 que se dedica a apoiar medidas de política pública que permitam enfrentar os desafios das qualificações da população, do emprego, da inclusão social e, transversalmente, da questão demográfica. O programa tem uma dotação de cerca de 5,7 mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente, embora algumas das suas medidas possam abranger as regiões de Lisboa e do Algarve.
Tem intervenções nos domínios das políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e ensino superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades, com intervenções que, em conjunto, também contribuem para enfrentar o desafio demográfico, dando cumprimento quase integral ao objetivo Portugal + Social.
Numa lógica de interdependência e complementaridade entre as medidas que apoia, este programa visa contribuir para a prossecução dos princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), integrando medidas associadas a 10 dos seus 20 princípios, s metas europeias do Plano de Ação (PA) do PEDS (PAPEDS), atingir 80% de taxa de emprego da população entre os 20 – 64 em 2030, reduzir a taxa de jovens NEET dos 15 aos 29 entre os 7% e 8% em 2030, assegurar que pelo menos 60% dos adultos participam anualmente em ações de educação e formação, reduzir o número de pessoas em situação de pobreza ou exclusão social em, pelo menos, 15 milhões de pessoas até 2030, (sendo 5 milhões crianças) e responder aos desafios identificados nas Recomendações Específicas dirigidas a PT (REP).
Comente este artigo