Home / Notícias / Percursos pedestres dão a conhecer o concelho de Tondela

Percursos pedestres dão a conhecer o concelho de Tondela

Estão de volta os percursos pedestres promovidos pela Câmara Municipal de Tondela e que vão percorrer várias freguesias, dando a conhecer o território. Este ano, o programa inclui nove caminhadas, uma das quais em estreia, o PR8 – Rota dos Espigueiros do Caramulo, na União de Freguesias de Caparro-sa e Silvares.

O calendário de trilhos pedestres arranca a 23 de abril com o PR1 – Rota dos Laranjais, na freguesia de Castelões, seguindo-se, a 30 de abril, o PR6 – Rota dos Moinhos, em Caparrosa.

A 14 de maio realiza-se o PR3 – Rota das Cruzes, no Guardão. O PR5 – Rota de Santiago acontece a 04 de junho, em Santiago de Besteiros. Ainda no mesmo mês decorre, no dia 11, o PR2 – Rota do Linho, na freguesia de Caste-lões. Uma semana mais tarde, a 18 de junho, a população é desafiada a per-correr o PR7 – Rota das Caldas de Sangemil, que cruza caminhos das fregue-sias de Lajeosa do Dão e de Ferreirós do Dão.

Em julho, no dia 2, acontece o PR4 – Rota dos Caleiros, na freguesia do Guar-dão.

Para 3 de setembro está agendada a inauguração de uma nova caminhada, o PR8 – Rota dos Espigueiros do Caramulo, um trilho criado pela União de Fre-guesias de Caparrosa e Silvares. Este que é o segundo percurso pedestre da localidade terá uma extensão de 10 quilómetros. A rota começa e acaba na aldeia de Caparrosinha, seguindo por Caparrosa e Paranho de Besteiros. Os caminheiros são levados, através das marcações, a conhecer os espigueiros da freguesia, mas também outro património arquitetónico, como alminhas, e os recursos naturais ao longo do Rio Dinha.

O programa de percursos pedestre de Tondela chega ao fim a 1 de outubro, data em que realizar-se-á a Grande Rota do Caramulo, que se estende pelas freguesias de Castelões e do Guardão.

 

Pode ver também

Mangualde abre único Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) dos distritos de Viseu e Guarda

O GAV, instalado no edifício da USF (Unidade de Saúde Familiar)  de Mangualde, tem a missão …

Comente este artigo