Home / Notícias / Penalva do Castelo organiza caminhada pelo percurso PR7 “Trilho de Castendo”

Penalva do Castelo organiza caminhada pelo percurso PR7 “Trilho de Castendo”

Um percurso pelas tradições, monumentos e património musical de Penalva do Castelo

Numa parceria entre o Município de Penalva do Castelo e Junta de Freguesia de Ínsua, decorreu a dinamização do percurso pedestre PR7 PCT Trilho de Castendo, na freguesia de Ínsua, Penalva do Castelo.

A receção aos participantes teve lugar na antiga Praça do Mercado onde, após o aquecimento físico, o Presidente da Junta de Freguesia da Ínsua, José António Araújo Lopes, deu as boas vindas e transmitiu orientações sobre a iniciativa.

O trilho conduziu os participantes por entre tradições, monumentos, aromas, sabores e património musical da freguesia e do concelho.

Cerca de duas centenas de participantes puderam ao longo de 12 km apreciar o património da freguesia, saborear iguarias locais e desfrutar de agradáveis momentos musicais que foram surpreendendo os caminhantes.

O percurso passou pela Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo (momento musical), Capela da Senhora da Esperança em Sangemil, Forno Comunitário de Sangemil (degustação do tradicional e delicioso pão regado com azeite e sal), Lages de Sangemil (representação da desfolhada) pelo Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, Adega Cooperativa de Penalva do Castelo (prova de vinhos e pastel de feijão “Castendo”), Igreja Matriz da Ínsua (momento musical), Capela da Nossa Senhora da Ribeira, Mata de Nossa Senhora de Lurdes (jogos tradicionais) e Capela de Santa Ana (momento musical).

Na pitoresca envolvência da Capela da Senhora da Ribeira, a meio do percurso, teve lugar um agradável momento musical proporcionado por elementos da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo e os caminhantes tiveram a oportunidade de visitar o interior da capela e saborear produtos locais.

A iniciativa resultou da colaboração de várias associações, entidades e comunidade local, nomeadamente: Grupo Coral da Igreja da Misericórdia, Forno Comunitário de Sangemil, Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Agrupamento 149 – Ínsua – Corpo Nacional de Escutas, Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, Associação Clube Casttendo, o Trompetista Daniel Sales e com animação no percurso do teatro Hábitos.

No final da manhã, no parque da Lameira, decorreu o almoço convívio animado pelo DJ Arede.

 

Pode ver também

Noite de Gala do TRC atribui Prémio de Mérito a João Gama

O 16º aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, é …

Comente este artigo