Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Penalva do Castelo: Dinamização do percurso pedestre “PR4 Rota dos Ambientes Rurais”

Penalva do Castelo: Dinamização do percurso pedestre “PR4 Rota dos Ambientes Rurais”

Decorre, no dia 8 de maio pelas 9h15, a dinamização do percurso pedestre “PR4 Rota dos Ambientes Rurais” (12km), na freguesia de Castelo de Penalva.

O percurso inicia junto à Igreja de S. Pedro e tem como tema central o rio Dão e o ambiente rural que o rodeia. Este percurso permite a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos, presentes nas pequenas povoações que se espalham por este território, repleto de locais de rara beleza.

A Rota dos Ambientes Rurais permite-nos um contacto privilegiado com a natureza, composta por uma fauna e flora diversificada, observável ao longo do percurso, culminando numa paisagem deslumbrante.
Ao longo do percurso é possível conhecer e usufruir de inúmeros testemunhos vivos da história e tradições das gentes que aqui habitam.

As diversas animações/recriações, durante a caminhada, prometem uma vez mais surpreender os participantes. São diferenciadores e revelam-se uma agradável surpresa, permitindo conhecer as tradições e o património da freguesia.

Serão apresentados diversos quadros históricos e tradicionais romanos, o resineiro, fonte dos namorados, a Pastorícia, as lavadeiras no rio Dão, o forno a lenha, a travessia das poldras, utensílios agrícolas de outrora, a adega típica e o alambique. É ainda possível a visita ao interior das capelas e igreja, apreciar a fauna, flora e o património desta freguesia. Contamos também com a presença do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde, recriando todo o processo do linho, também algumas recriações por parte do Rancho Folclórico de Penalva do Castelo e com a presença animada das Quinas de Sernancelhe.

De ano para ano, verifica-se um maior envolvimento das gentes locais na dinamização do percurso, recebendo de forma muito genuína os muitos que participam e se deslocam para conhecer e experienciar a ruralidade da freguesia.

O reforço alimentar, em Vilar do Dão, permite degustariguarias locais, algumas acabadas de sair do forno a lenha. Os afamados bolinhos de batata, as filhós e o afamado vinho do Dão, também marcam presença. O artesanato em madeira também se fará representar. No final haverá o tradicional almoço convívio.
A atividade resulta de uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva e Câmara Municipal de Penalva do Castelo, com o poio de diversas associações e instituições da freguesia e do concelho.

 

Pode ver também

Padre de Viseu vai ser julgado por tentativa de coação sexual e aliciamento de menor

O padre Luís Miguel Costa vai ser julgado por tentativa de coação sexual e aliciamento …

Comente este artigo