Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Penalva do Castelo assinala “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”

Penalva do Castelo assinala “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”

No âmbito do “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres” e com o objetivo de alertar para a dura realidade da violência contra as mulheres, bem como repudiar qualquer forma de violência, o Município de Penalva do Castelo, através da Rede Social, do seu Plano Municipal para a Igualdade, e em parceria com a Biblioteca Municipal e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), produziram um conjunto de cartazes sob o mote “Atos que são uma nódoa”.

A iniciativa, integrada no projeto municipal “A Igualdade faz o meu género”, contou com a colaboração da Biblioteca Municipal e resultou na produção de 8 cartazes.

A mesma assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente a 25 de novembro e tem como objetivo sensibilizar para o combate à violência de género, em que a esmagadora maioria das vítimas são mulheres.

O conjunto dos 8 cartazes estará em exposição, entre os dias 25 e 30 de novembro, no átrio do edifício dos Paços do Concelho passando, de seguida, para outras entidades públicas.

As fotografias desta campanha, presentemente expostas na Biblioteca Municipal, são da autoria de Luís Correia, técnico do Instituto Português do Desporto e Juventude.Dados preliminares do Observatório de Mulheres Assassinadas da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) indicam que entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2020 ocorreram 16 femicídios em Portugal em contexto de relações de intimidade, tendo sido assassinadas 14 mulheres noutros contextos.

Para além desta forma extrema de violência, da qual resultaram 30 mulheres assassinadas, houve 43 tentativas de femicídios nas relações de intimidade e 6 noutros contextos.

 

Pode ver também

Quinta da Cruz e Museu Almeida Moreira acolhem novas exposições alusivas à botânica, à fotografia e ao Natal

“Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz” e “A cor do Presépio” inauguram este domingo, 5 …

Comente este artigo