Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Penalva do Castelo: Após um ano, transferência de competências da saúde melhorou serviço prestado aos utentes
Francisco Carvalho presidente da CM de Penalva do Castelo

Penalva do Castelo: Após um ano, transferência de competências da saúde melhorou serviço prestado aos utentes

O município de Penalva do Castelo foi dos primeiros da Região Centro a assumir competências no domínio da saúde, na sequência da assinatura, a 10 de março do ano passado, do auto de transferência que concretiza a descentralização.

O autarca de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, em declarações à Alive Fm, referiu que, o município sempre encontrou da parte do atual Governo, como do anterior, “disponibilidade” de se focalizar no essencial, que é “servir melhor os utentes do Serviço Nacional de Saúde, no caso os cuidados de saúde primários”, com “a vantagem da proximidade” que os municípios têm aos utentes.

Após um ano, o autarca Francisco Carvalho refere que o número de reclamações diminuiu significativamente.

O autarca de Penalva do Castelo, recorda que a transferência de competências na área da saúde para o município, veio apenas legalizar “uma situação que a Câmara já assumia em algumas competências que eram da responsabilidade do Governo”.

O presidente da autarquia diz ainda que, a população de Penalva do Castelo ganhou consideravelmente, após a autarquia ter assumido em 2021 a delegação de competências da saúde.

O município de Penalva do Castelo recebe anualmente 90 mil euros do Governo, para gerir as instalações do Centro de Saúde e salários dos funcionários, ficando o corpo clínico sob a responsabilidade do Poder Central.

 

Pode ver também

Autarquia de Santa Comba Dão atribui mais de 120 mil euros a associações

A Câmara de Santa Comba Dão vai apoiar este ano vinte associações com expressão concelhia …

Comente este artigo