Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Penalva do Castelo: 30% da população já foi vacinada contra a Covid-19

Penalva do Castelo: 30% da população já foi vacinada contra a Covid-19

O autarca de Penalva do Castelo considera que o plano de vacinação traçado para o país não é o mais adequado à realidade dos idosos que vivem no interior.

O principal problema, diz Francisco Carvalho, está na forma como as pessoas estão a ser contactadas, uma vez que as mensagens de texto [SMS] nem sempre chegam, por problemas de rede, como também não são de fácil acesso para os idosos que, muitas vezes, não têm ou não sabem mexer nos telemóveis.

Em Penalva do Castelo, a dificuldade dos idosos com a tecnologia levou a que o Centro de Saúde em articulação com o município, seja feita a localização dos idosos por telefone ou pessoalmente, porque muitos deles, realça o autarca Francisco Carvalho, têm número de telefone na ficha de utente, entrando nesta fase do plano de vacinação local, o contacto direto por parte da Câmara Municipal.

Para os idosos que não têm acesso a transporte para serem vacinados, a autarquia e articulação com os lares do concelho vão busca-los a casa.

Em Penalva do Castelo, a autoridade local de saúde entendeu que não era necessário montar um centro de vacinação, todo o processo decorre nas instalações do Centro de Saúde local, refere o autarca Francisco Carvalho.

A inoculação da vacina contra a Covid-19 em Penalva do Castelo já chegou a 30% da população, depois dos lares, estão agora a receber a vacina os idosos e pessoas com patologias associadas e no passado fim de semana todos os docentes e funcionários das escolas receberam a primeira dose da vacina.

Penalva do Castelo atingiu o pico de infeções da Covid-19 a 21 de janeiro com 283 casos ativos. Desde o início da pandemia o concelho registou 539 casos da Sar-Cov-2 e 11 óbitos. Atualmente o concelho não tem casos ativos.

Apesar de estar a decorrer o processo de vacinação e o número de infeções ter dado tréguas, o autarca Francisco Carvalho apela para que os penalvenses continuem a seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde.

Em Penalva do Castelo o processo de vacinação conta a Covid-19 está a decorrer dentro da normalidade. Segundo dados da DGS, o concelho de Penalva do Castelo é um dos que mais pessoas vacinou desde fevereiro, cerca de 180 por semana.

 

Pode ver também

Covid-19: Penalva do Castelo regista 11 novos casos em 4 dias

O concelho de Penalva do Castelo registou em quatro dias 11 novos casos que testaram …

Comente este artigo