Home / Notícias / PCP Viseu denuncia aplicação de químicos em plantações de eucaliptos no Caramulo

PCP Viseu denuncia aplicação de químicos em plantações de eucaliptos no Caramulo

A empresa The Navigator Company, com uma posição de relevo no mercado internacional da pasta e do papel, está a aplicar em massa nas suas plantações de eucalipto no Caramulo, um produto fitofarmacêutico de nome EPIK SL para combater o chamado “gorgulho do eucalipto”.

A substância ativa deste produto é a acetamiprida, pertencente à família dos neonicotinoides. Esta família de pesticidas tornou-se conhecida pelas piores razões. Contrariamente aos outros fitofármacos que ficam à superfície das plantas onde são aplicados, os neonicotinoides atuam de forma sistémica. Ou seja, são absorvidos pela planta e estão presentes em todas as suas componentes.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve no Caramulo em contacto com apicultores da região para se inteirar da situação e avaliar medidas a tomar para parar com as aplicações do fitofarmacêutico.

O deputado do PCP em declarações à Alive Fm, salientou que este insecticida está a ser erradicado em toda a Europa.

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, diz que existem produtos naturais para combater o gorgulho do eucalipto, sem que seja necessário aplicar produtos prejudiciais para a saúde.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, refere ser necessário avançar com uma mobilização contra o que diz ser um “conflito de interesses”.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve no Caramulo em contacto com apicultores da região para se inteirar da situação e avaliar medidas a tomar para parar com as aplicações de pesticidas nos eucaliptos o mais urgentes possível.

Neste sentido, o PCP vai interpelar o governo e o ministério da agricultura no sentido de avaliar a situação é rever o programa de combate ao gorgulho do eucalipto por forma a evitar o recurso a estas substâncias.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo