Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Parque da Cidade, em Viseu, requalificado para dar as boas-vindas à primavera

Parque da Cidade, em Viseu, requalificado para dar as boas-vindas à primavera

Ao longo dos últimos meses, o Parque Aquilino Ribeiro tem vindo a sofrer várias intervenções de melhoramento e reabilitação, tendo em conta a importância daquela área verde para a saúde e bem-estar da comunidade.

O Presidente da Câmara, Fernando Ruas referiu que, as intervenções tiveram em conta “um princípio de respeito por todas as pré-existências, construídas e vegetais, e implementaram benefícios significativos ao nível da conservação do relvado e da água e da recuperação, bem como do mobiliário urbano”.

No Dia Mundial da Árvore, assinalado ontem, o município de Viseu plantou uma árvore de origem seminal do carvalho-alvarinho que caiu, naturalmente, em 2020. A plantação ocorreu junto ao tronco do carvalho existente no relvado, de forma a perpetuar o legado do carvalho centenário do Parque Aquilino Ribeiro.

O autarca de Viseu realçou a importância desta ação.

A requalificação incluiu a reabilitação do lago, com reparação da sua tela e impermeabilização. Na sequência desta intervenção,o município de Viseu, procedeu-se à replantação das suas margens com plantas anfíbias, próprias deste habitat, que foram recolhidas no rio Pavia.

Fruto deste trabalho de mimetizar a natureza, três patos bravos instalaram-se no Parque da Cidade e já nidificaram. Foi também colocada uma casa de madeira para os albergar. Além disso, na envolvente do lago foi transplantada uma camélia de grande porte, proveniente dos viveiros municipais.

O relvado do Parque da Cidade foi também alvo de reabilitação, assim como deslocalizado o jardim de aromáticas e colocadas placas braile com identificação das seguintes espécies: alfazema (Lavandula angustifólia), alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã pimenta (Mentha piperita), loureiro (Laurus nobilis) e absinto (Arthemisia absintium), referiu Pedro Ribeiro vereador do Ambiente na Câmara de Viseu.

O município de Viseu, procedeu ainda, à limpeza e pintura de todos os bancos e mobiliário urbano. Foi criada uma abertura em muro do Parque para um terreno municipal a poente, que o Município pretende reabilitar para aumentar esta área verde.

A requalificação incluiu também a recolocação do Carrossel, que anteriormente se encontrava no Mercado 2 de Maio, e a construção de uma envolvente florida na escultura natural do “Carvalho Centenário”.

“Por questões de sustentabilidade”, afirma também o Vereador do Ambiente, Dr. Pedro Ribeiro, foram realizadas estas intervenções “neste precioso pulmão verde que é para usufruto de toda a comunidade viseense”. “Continuaremos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para renovar o Parque e, assim, contribuir para a manutenção e prosperidade da sua biodiversidade”.

 

Pode ver também

Académico de Viseu de luto pela morte do presidente, António Albino

António Albino, empresário viseense e que durante mais de uma década foi presidente do Académico de …

Comente este artigo