Uma obra de arte esculpida em granito, com nove metros de altura e 60 toneladas, da autoria do artista Custódio Almeida, é inaugurada este sábado, em Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul.
Natural da Gralheira, em São Cristóvão de Lafões, Custódio Almeida é um artista autodidata que se tem dedicado ao universo feminino, particularmente ao nu artístico.
Com o conjunto escultório “Foda dos Nus”, que ficará instalado na entrada do espaço Arte Dança Nua, pretende representar “dois corpos nus que contam histórias”, explica.
A partir de sábado, o espaço Arte Dança Nua contará também com uma mostra de obras de outros artistas que foram desafiados por Custódio Almeida.
O seu objetivo é que este espaço, que está distribuído por uma área de três hectares, “seja cada vez mais um ponto de arte turístico de referência no Interior Centro do país”.
Enquanto a ceramista Conceição Sapateiro expõe um dos seus galos, o escultor Carlos Ferreira apresenta a obra “Introspeção” (criada a partir da pedra) e João Concha a obra “Prisão” (materializada em ferro).
O Espaço Dança Nua é um parque escultórico onde Custódio Almeida ergueu dois círculos de pedra e que mantém em exposição permanente ao público. O “Grito da Pedra” é constituído por 32 esculturas e a “Dança das Nuas” tem dez esculturas com cerca de 13 metros, que implicaram oito anos de dedicação do artista.
Custódio Almeida tem também obras em espaços públicos e privados de Portugal e do estrangeiro.
Comente este artigo