Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Novo livro sobre Monumentos e Memoriais Viseenses disponível online

Novo livro sobre Monumentos e Memoriais Viseenses disponível online

Sendo um dos projectos integrados na programação nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2020, está disponível online, a partir deste sábado, dia 18 de Abril, o projecto “Neo-Topografia Gráfica e descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses”.

Concebido também como base de dados de elementos de/para Espaço Público, existentes na cidade de Viseu, contempla uma recolha informativa e gráfica do que vulgarmente se toma como Monumento ou Memorial. Também é possível obter as Pranchas Gráficas criadas e os Recortes, estes orientados para o público infanto-juvenil.

Como corolário do projecto, está disponível para leitura e download gratuito, o livro  “Neo-Topografia Gráfica e descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses” (Coord. de Rui Macário Ribeiro & Luís Belo), que apresenta um conjunto de visões e possíveis caminhos por entre a Arte Pública viseense. Para lá dos coordenadores, o livro conta com os contributos de alguns dos autores que mais se têm destacado na produção da temática – como José Guilherme Abreu (Católica – Porto / R3iAP), Laura Castro (Católica – Porto / R3iAP), José Cirillo (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil), e Ruben Marques (CMT)  – que integraram a equipa e assim observaram, pensaram e produziram sobre a realidade viseense, em mais um passo para o conhecimento e aumento da visibilidade do que existe e se faz localmente.

Ao longo desta primeira fase, foram seleccionados e registados mais de 80 elementos de/para Espaço Público viseense, distribuídos por 14 tipologias, tendo-se “descoberto” obras da escultora Irene Vilar, de Pedro Calapez, e Fernando Conduto, apenas para referir alguns exemplos.

Para aceder aos materiais e ao conteúdo do projecto, disponibiliza-se o link: https://neotopografia.projectopatrimonio.com/

“Neo-Topografia Gráfica e Descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses”  foi um dos projectos que obteve financiamento da linha “Criar” do programa municipal de apoio Viseu Cultura 2019. Como projecto colaborativo, é possível aos interessados que o desejem, partilhar imagens e/ou informações quanto a obras que se enquadrem na temática, já registadas ou a registar (contacto através do e-mail disponível no site).

 

Pode ver também

Região Centro vai ter uma “Escola de Queijeiros”, cursos vão ser ministrados em Viseu

A Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro vai lançar em outubro uma ‘Escola …

Comente este artigo