Home / Notícias / Neve ameaça Moimenta da Beira

Neve ameaça Moimenta da Beira

Pode nevar, entre hoje e amanhã, nos pontos mais altos do concelho de Moimenta da Beira.

O estado do tempo deverá sofrer um agravamento gradual ao longo do dia de hoje, quinta-feira, 24 de novembro, em especial durante a madrugada/manhã de amanhã, sexta-feira, dias em que a precipitação pode ser sob a forma de neve nos pontos mais altos do concelho, acima dos 850/900m. Assim, em especial na Serra de Leomil, deverá registar-se queda de neve, podendo também já verificar-se acumulação no solo. A previsão é da Ibermeteo.

Os efeitos da pioria do tempo deverão começar a fazer-se sentir a nível de vento, em especial, e como de costume, nas regiões mais altas da região e município de Moimenta da Beira, como Alvite, Peravelha, S. Torcato, Caria e Serra de Leomil, onde se espera vento moderado, por vezes forte, e com rajadas que podem rondar os 70-80km/h.

A nível de precipitação de referir que esta poderá ser algo persistente, em especial entre o fim do dia de hoje e manhã de amanhã, o que poderá proporcionar acumulados em 24h que podem rondar os 20/30mm.

As regiões do Norte e Centro deverão ser afetadas hoje por queda de neve e chuva forte, o que poderá provocar o corte de estradas, informou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Paula Leitão.

De acordo com a especialista, na Região Norte, Viseu pode contar com queda de neve acima dos 1.200 metros de altitude.

“Esta neve vai ser muito intensa e persistente durante toda a tarde e madrugada e vai estender-se gradualmente à Região Centro. Aliás, já está a ocorrer neve na Serra da Estrela e já há estradas cortadas. Prevê-se que ao longo da tarde vá continuar a cair com mais intensidade”, adiantou à agência Lusa.

Segundo Paula Leitão, esta situação vai levar ao corte de estradas e ao isolamento de aldeias em Viseu e que durante a noite não seja possível transitar em muitas estradas.

A especialista indicou também que o vento vai ser moderado com rajadas fortes a partir do fim da tarde e noite, prevendo-se uma diminuição na sexta-feira de manhã.

“Esta situação deve-se a uma depressão complexa que cavou um núcleo sobre o Mediterrâneo percorrendo a Península Ibérica, uma situação difícil de prever pois os modelos têm estado a oscilar nos resultados, não tem sido fácil fazer uma previsão”, disse.

Paula Leitão referiu ainda que o ‘Aviso Amarelo’ que emitido para o distrito de Viseu por causa da queda de neve, chuva e vento, deverão passar a ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de agravamento do estado do tempo.

 

Pode ver também

Vouzela: GNR deteve homem por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Viseu, da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Vouzela, …

Comente este artigo