Home / Notícias / Nelas: Ministro da Agricultura e Pescas visitou localidades afetadas pelos incêndios
Foto: Município de Nelas

Nelas: Ministro da Agricultura e Pescas visitou localidades afetadas pelos incêndios

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, acompanhado pelo Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e pela Presidente da CCDRC Centro, Isabel Damasceno, visitou o Município de Nelas, esta passada quarta-feira, 25 de setembro, onde percorreu algumas das localidades do Concelho afetadas pelos recentes incêndios florestais.

O Ministro foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Amaral, demais Executivo Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia, representantes da Proteção Civil, e diversas entidades das áreas do Enoturismo e Sector Vitivinícola do Concelho.

Na sua intervenção, Joaquim Amaral aludiu à extensão dos prejuízos registados pelos incêndios que afetaram centenas de habitantes das freguesias de Senhorim, Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo, e que causaram danos profundos em anexos agrícolas, tratores e alfaias, viaturas, apiários, árvores de frutos, vinhas, olivais, lenha, produtos agrícolas, vias públicas, caminhos florestais, trilhos pedestres, área pastorícia e infraestruturas desportivas. Joaquim Amaral, que reiterou o agradecimento e reconhecimento aos Bombeiros Voluntários do Concelho, à ANEPC, à Proteção Civil Municipal, bem como aos Munícipes, às Comunidades e à Sociedade Civil pelo seu esforço incansável na participação ativa no combate aos incêndios, destacou ainda o importante papel que a Equipa Pluridisciplinar “Município de Nelas Cuida tem desempenhado junto da população afetada por estes trágicos incêndios. Composta por assistentes sociais, psicólogos, mediadoras sociais, técnicas agrícolas, elementos das unidades de Saúde Pública e de Cuidados na Comunidade, esta equipa encontra-se atualmente no terreno a prestar apoio social, a realizar o levantamento de prejuízos e danos materiais, e aferir as necessidades de respostas imediatas, como o apoio na área da saúde às populações ou o fornecimento de alimentação animal. O Edil realçou ainda a recetividade e o apoio do Governo na resolução dos danos e prejuízos causados e na vontade de implementar medidas estruturantes a curto prazo.

No seu discurso, o Ministro da Agricultura e Pescas afirmou que Governo está empenhado em prestar apoio a todas as pessoas afetadas pelos incêndios florestais e a usar todos os Fundos Europeus possíveis e os recursos do Orçamento Nacional para, no mais curto espaço de tempo, apoiar aqueles que sofreram, afirmando que é necessário contabilizar celeremente todos os estragos, destacando o trabalho de levantamento que as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia estão a levar a cabo. José Manuel Fernandes assegurou também que, na próxima semana, o Governo começará a pagar a alimentação dos animais aos produtores agropecuários afetados pelos fogos.

Seguiu-se uma visita a alguns dos locais afetados pelos fogos que assolaram o Município na semana passada, nomeadamente terrenos agrícolas, área florestal, pastagens e vinhas. Nas palavras de José Manuel Fernandes, que lamentou profundamente a destruição e elogiou a prontidão e dedicação evidenciada pelas Autarquias e Forças de Intervenção no combate aos incêndios, os campos serviram como “tampão” o que, em muitos casos, impediu a propagação das chamas, “provando a importância da agricultura e a complementaridade que ela faz com a floresta”. O Governante referiu ainda que, no próximo mês de outubro, no âmbito do Programa VITIS – Reestruturação e Conversão de Vinhas será lançado um Concurso específico para apoiar os Concelhos cujas vinhas foram destruídas e produção vitivinícola afetada.

(Fonte: Municipio de Nelas)

 

Pode ver também

S. J. Pesqueira: Município oferece incentivos a médicos para se fixarem no concelho

Depois de aprovado em Assembleia Municipal, na passada terça-feira, 15 outubro, foi publicado em Diário …

Comente este artigo