Home / Notícias / Viseu: Programação e iluminação de Natal as maiores de sempre

Viseu: Programação e iluminação de Natal as maiores de sempre

Este ano, Viseu reafirma-se, com mais e melhores argumentos, como um dos principais destinos de Natal do país, para toda a família e em todas as freguesias.  Ao longo de 38 dias, entre 30 de novembro e 6 de janeiro, o concelho apresenta-se com a melhor programação de sempre, recheada de experiências, espetáculos e animação para todas as idades.

“Esta é uma aposta estratégica e renovada”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Apresentamos um mix de propostas que querem conquistar a comunidade para viver intensamente esta quadra, mas também visitantes e turistas de todo o país e da vizinha Espanha”.

A cidade de Viseu vai vestir-se com a maior instalação de iluminação de sempre. Alarga-se a duas novas avenidas, António José de Almeida e Capitão Silva Pereira e intensifica-se em peças e estruturas decorativas de luz.

Face a 2017, o número de luzes quase duplicou (de 307 mil para 507 mil), espalhadas por 1.770 peças decorativas iluminadas (eram 380 em 2017), colorindo 28 ruas, praças, jardins, adros, rotundas e edifícios da cidade.

A Praça do Rossio volta a ser o centro das atenções na iluminação da cidade e apresenta, este ano, um novo cartão-de-visita: um presente interativo de grandes dimensões, que se apresenta em Portugal pela primeira vez, irá suceder à bola gigante e ao “Castelo de Fantasia” dos anos anteriores.

Para o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, “Viseu realiza este ano o sonho de uma verdadeira cidade-luz, com uma programação cultural e de animação de grande fôlego e distintiva, para todos os públicos e num roteiro descentralizado”.

O cartaz musical da quadra é encabeçado pela fadista Gisela João, num concerto no Multiusos de Viseu, a 23 de dezembro, pelas 21H30. A cantora interpreta grandes clássicos de Natal, acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras e pelo Trio Jazz. É o espetáculo “Uma Noite de Natal” e os bilhetes estarão à venda brevemente, a 12,5 EUR e 15 EUR.

Também no Pavilhão Multiusos vai ter lugar o grande espetáculo musical para crianças “Grande Festa de Natal”, protagonizado por algumas das mais conhecidas personagens do Canal Panda. As Winx, o Pocoyo, os 3 Porquinhos e a Estefânia e o Spartacus da “Vila Moleza” vão encabeçar um concurso de talentos onde a essência do espetáculo será a música e a interação com o público. Os bilhetes estarão à venda em breve, pelo valor de 5 EUR, revertendo as receitas para a associação AVISPT 21 – Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21.

E porque o “Viseu Natal” é solidário, as receitas do “Concerto de Ano Novo e Reis”, a 4 de janeiro, vão reverter para a SURDISOL – União de Apoio ao Surdo e Populações Especiais de Viseu. O espetáculo vai realizar-se no Viriato Teatro Municipal, pelas 21H30, e terá a Orquestra Filarmonia das Beiras e Cristina Branco como protagonistas.

Os clássicos sons da quadra vão ecoar pelas praças e ruas da cidade, num total de 350 horas de música ambiente.

O Mercado 2 de Maio transfigura-se este ano, para evocar o imaginário onírico de Natal, numa “Aldeia dos Sonhos”, localizada no piso superior da praça histórica de Viseu. Com a estrutura de uma tenda gigante, a “Aldeia” vai receber 250 oficinas pedagógicas e criativas, espetáculos, atividades artísticas, “horas do conto” e jogos, assumindo-se como parque de animação à medida dos petizes.

O caminho até à “Aldeia dos Sonhos” é ilustrado e vai contar histórias. São 8 as ilustrações que vão guiar os visitantes do Mercado desde a entrada, na Rua Formosa, ao piso superior da praça. As figuras, da autoria dos viseenses Luís Belo e Ana Seia de Matos, são baseadas nos contos de Natal de Aquilino Ribeiro.

Já no piso inferior instala-se o “Mercado de Natal” que oferece o melhor e mais característico da quadra natalícia. 23 operadores trazem à cidade o melhor da doçaria, padaria, chocolataria, cestaria, artesanato e produtos tradicionais da região, onde os visitantes do Mercado poderão fazer as habituais compras de Natal.

Na programação destaca-se como novidade a “Receita Anti-Tédio para o Natal”, destinada a crianças, jovens e adultos suscetíveis a férias e interrupções escolares. Por convite do Município, a escritora Filipa Melo, o fotógrafo John Gallo e os artistas Luís Belo e Ana Seia de Matos dirigem oficinas de escrita criativa, fotografia e ilustração da qual resultarão 30 contos de Natal, 30 fotografias e 30 ilustrações que serão publicadas em 2019.

Em 2018, o Município reforça a aposta na descentralização da agenda cultural do “Viseu Natal”. As 25 freguesias receberão 36 espaços de luz, 28 concertos de Natal, um roteiro de presépios e veem bater à porta três projetos de teatro.

A peça “Os 4 Clowns do Apocalipse”, financiada pelo programa municipal “Viseu Cultura”, vai ser apresentada durante o mês de dezembro numa “tour” por 7 freguesias do concelho. Também o “Improviseu”, uma residência artística a partir do texto “A Morte de Danton”, decorrerá na associação “Os Pauliteiritos de Abraveses”. O projeto de criação teatral “Artéria”, da responsabilidade do Teatro Experimental do Porto (TEP), toma conta de aldeias em Calde e Bodiosa para residências artísticas.

A 2ª edição da “Rota dos Presépios de Viseu” vai expor presépios construídos pelas comunidades locais, em cada uma das 25 freguesias. Um projeto de revitalização da tradição cultural que contribui para a valorização de talentos artísticos da região, que irá eleger o trabalho mais criativo.

O projeto “Cantando o Natal” também vai proporcionar espetáculos de grupos corais em 28 espaços das freguesias, aos fins-de-semana.

Os Museus Municipais e a Biblioteca D. Miguel da Silva associam-se à celebração da quadra, com uma programação especial de três dezenas de propostas ao longo do mês de Dezembro: contos tradicionais de Natal, oficinas artísticas, atividades ao ar-livre e de culinária estão entre os desafios.

Ainda em dezembro, tem lugar a “edição mais internacional de sempre” do Festival Literário “Tinto no Branco”, acompanhado do salão “Vinhos de Inverno”, no Solar do Vinho do Dão, que traz a Viseu o prémio Camões Mia Couto, assim como grandes nomes da literatura mundial como Joanne Harris e Olivier Rolin.

A programação do “Vinhos de Inverno”, no Solar do Vinho do Dão, garante uma programação intensa para dias frios, entre os dias 7 e 9, com provas de néctares do Dão e sabores regionais, concertos, performances e atividades para toda a família.

Também o desporto e a atividade física têm relevo na programação do “Viseu Natal” 2018. A 16 de dezembro, o “Viseu Xmas Run” vai levar centenas de “pais-natais” a percorrer o centro-histórico da cidade, numa corrida e caminhada 100% solidárias. As receitas do evento revertem para o Centro de Acolhimento Temporário de Viseu (CAT).

Para a última noite do ano em Viseu, também há boas surpresas preparadas. A Passagem de Ano apresenta propostas irresistíveis. Ao ritmo da banda portuguesa Resistência e da autora do hit “Faz Gostoso”, Blaya, assim como de um inesquecível espetáculo de fogo-de-artifício, a festa vai fazer-se no Campo de Viriato e a entrada é livre. O Bairro da Restauração da Feira de São Mateus estará de portas abertas para servir os visitantes.

 

Pode ver também

Dezpassitos conquistam dois pódios no All Dance World 2024

Foi uma estreia em grande na competição que junta os melhores bailarinos de todo o …

Comente este artigo