Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Museu Mineiro vai preservar a memória histórica da Urgeiriça

Museu Mineiro vai preservar a memória histórica da Urgeiriça

A Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) assinou um protocolo com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) com o objetivo de se promover a criação do Museu Mineiro da Urgeiriça.

O protocolo veio dar mais autenticidade ao projeto, salientou António Minhoto, presidente da Associação, porque um organismo, como o Instituto politécnico de Viseu (IPV) com a ciência, a cultura e a educação, que vai estar também envolvido, quer pela área da museologia e da construção civil, para fomentar e desenvolver o projeto que a Associação já em mãos.

O objetivo do Museu, prende-se com a necessidade de defender e preservar a memória histórica da Urgeiriça. A ideia é criar um Museu que identifique essa mesma história com artefactos e com documentos para que se torne um espaço para a memória, para a ciência, para a investigação, cultura e também turismo”, salientou à Alive Fm António Minhoto, presidente da Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio.

A Associação tem tido a colaboração quer de entidades governamentais, como da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), ou da Câmara Municipal de Nelas, e “com ou sem protocolo, as entidades estão envolvidas e são parcerias para o objeto final” do Museu Mineiro da Urgeiriça, onde vai também potenciar a vertente turística.

António Minhoto prevê que “para março, abril, se possa apresentar o projeto final” do museu, que quer “abrir ao público ainda em 2020”. Será instalado “na antiga garagem da Urgeiriça”.

O protocolo assinado foi o primeiro dos que a Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio quer assinar, “de forma a conseguir mais meios técnicos e até na procura de financiamento e de apoios ao projeto” museológico que, segundo António Minhoto, ainda não tem um valor de investimento definido.

Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, vai em março do próximo ano apresentar o projeto fila do Museu Mineiro da Urgeiriça.

 

Pode ver também

Divisão de Honra 2020/2021 – A.F.Viseu – 7ª Jornada

Este próximo domingo, 25 de outubro, pelas 15h00, joga-se a 7ª jornada da Divisão de …

Comente este artigo