Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo uniram-se e apresentam o “Cultura no Dão”

Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo uniram-se e apresentam o “Cultura no Dão”

O Projeto “Cultura no Dão” promovido pelos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, apresentaram o programa “Cultura no Dão”.

O programa em rede pressupõe a itinerância e o intercâmbio cultural de eventos entre estes três Municípios, com o intuito de contribuir para apoiar os agentes culturais e estimular a dinâmica económica e valorizar o património artístico-cultural da região, a sua identidade e comunidades, reforçando a atratividade do território e o incremento do seu valor turístico.

“Cultura no Dão” pretende assumir-se como uma forte alavanca na afirmação da cultura identitária da região, promovendo o seu conhecimento e valorização pelo público interno e externo, através da diversificação da animação cultural, a qual estará assente numa programação em rede fortemente sustentada por sinergias e pelo desenvolvimento do espírito de colaboração e cooperação entre os diferentes Municípios e agentes do território, referiu o autarca de Mangualde Elísio Oliveira.

Esta ação contempla a sensibilização da comunidade local para a importância da cultura e da arte no reforço da confiança para a retoma da vida comunitária e social, fomentando-se, desta forma, a participação cívica e a responsabilidade social na promoção, dinamização e manutenção do património material e imaterial do território.

Deste modo, o facto de serem as associações culturais, artistas e projetos artísticos locais e regionais a assegurar a apresentação dos espetáculos, promove a sua aproximação ao património relevante do território, incentivando, também, a população local a vivenciar, valorizar e preservar o seu legado histórico e cultural, realçou o autarca de Nelas Boges da Silva.

Os espetáculos estarão a cargo de associações culturais, artistas e projetos artísticos locais e regionais, sinónimo de um vasto conjunto de benefícios para os mesmos, na medida em que o projeto contribui, decisivamente, para a valorização do trabalho artístico e cultural desenvolvido no território, assim como para o incremento da visibilidade e notoriedade dos grupos locais e regionais, destacou Francisco Carvalho presidente da câmara de Penalva do Castelo.

Os Municípios que integram o “Cultura no Dão” irão receber espetáculos itinerantes, com artistas dos Municípios parceiros, gerando um intercâmbio cultural da rede estabelecida. No total do Projeto, serão apresentados mais de 45 espetáculos, que irão resultar num documentário “Cultura no Dão” para posterior difusão.

O primeiro evento, intitulado “Amentar das Almas”, recupera uma tradição ancestral na época da Quaresma que, no próximo dia 27 de março às 21h30, se materializa e irá renascer online na memória das gentes de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo. São estes os grandes protagonistas, com três coletividades, uma de cada concelho, a darem voz à tradição.

 

Pode ver também

Aguiar da Beira: Natal com o Comércio Local

Habilite-se ao sorteio de 20.000 Euros em prémios: Por cada compra efetuada nos estabelecimentos do …

Comente este artigo