Arrancam esta sexta-feira, 9 de Novembro, as comemorações do centenário do Armistício da I Guerra Mundial (1918-2018) promovidas pelo Município de Viseu. Até 30 de Novembro, a autarquia põe em marcha um programa de atividades muito diverso, com o objetivo de fomentar na comunidade local a memória da importante participação de Viseu na Grande Guerra.
No programa cabem ações em parceria com o Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes e apoiadas pelo Regimento de Infantaria 14.
Nos dias 9 e 10, o Mercado 2 de Maio será o ponto de encontro com uma experiência inédita em Viseu: entre as 10 e a 17 horas, crianças, jovens ou famílias poderão entrar no quotidiano das trincheiras da Grande Guerra, através da recriação de uma trincheira e de uma tenda de enfermaria de campanha.
No dia 11 (domingo), dia da assinatura do Armistício, o Município apresenta e inaugura o roteiro “A Grande Guerra em Viseu”, com a edição de brochura de bolso e visita guiada pelos lugares de memória do conflito, com partida do Rossio, às 10 horas.
O primeiro polo do Museu de História da Cidade promoverá a recolha de memórias locais, apelando à comunidade para que, entre 9 e 30 de novembro, se desloque ao Museu e partilhe histórias de família sobre combatentes da Grande Guerra e o quotidiano na época, objetos e documentos.
Para o Vereador da Cultura e do Património de Viseu, Jorge Sobrado, “a opção de valorizar social e culturalmente a efeméride do Armistício restitui a relevância histórica de Viseu, dos seus regimentos militares e da região no contexto da intervenção portuguesa na Grande Guerra e faz justiça à memória dos combatentes e às suas famílias”.
Comente este artigo