Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Município de Viseu combate Vespa da Galha do Castanheiro

Município de Viseu combate Vespa da Galha do Castanheiro

Ações de luta biológica acontecem desde 2017 e já abrangeram todo o concelho.

O Município de Viseu, em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, tem promovido, desde 2018, o combate à vespa da galha do castanheiro, uma praga que prejudica o crescimento dos ramos desta espécie e, consequentemente, o seu fruto. 

Desde essa altura que, como ação de controlo desta praga, têm sido realizadas largadas do parasitoide “Torymus Sinensis”, o qual se alimenta das larvas das vespas, combatendo assim de forma natural e sem recurso a químicos esta praga. 

O tratamento, iniciado na Freguesia de Viseu em 2017, estendeu-se às restantes freguesias do concelho nos seguintes anos, ficando o município praticamente abrangido na totalidade pela ação do parasitoide. Algumas Freguesias receberam já a intensificação do tratamento.Após estas largadas, os agricultores e proprietários não devem mobilizar o souto, retirar galhas ou aplicar produtos fitofarmacêuticos, para que a luta biológica seja eficaz. 

Uma vez que nesta época do ano, altura em que há rebentação dos castanheiros e surge a presença das galhas, sugere-se ainda à população, em especial aos produtores, que, caso identifiquem sintomas da presença desta vespa, contactem com a DRAPC – Estação de Avisos da Guarda, através do número 271 205 450, ou com a Estação de Avisos do Dão, através do contacto 232 467 220. 

 

Pode ver também

ABOM – Aguiar da Beira O’ Meeting nos dias 28 e 29 de maio

Aguiar da Beira vai receber, nos dias 28 e 29 de maio, o evento ABOM …

Comente este artigo