Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Município de Viseu celebrou protocolos de colaboração com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu

Município de Viseu celebrou protocolos de colaboração com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu

O Município de Viseu celebrou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um conjunto de três protocolos de colaboração com a Associação “Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu”.

Um dos protocolos diz respeito à atribuição de um valor financeiro de 140 mil euros à Associação, para os anos de 2022 e 2023, para que esta possa acolher, cuidar e manter os animais abandonados, que são recolhidos na via pública pelos serviços municipais.

Esta é uma parceria à qual o Município de Viseu dá continuidade, já que, nos últimos 5 anos, uma média anual de 600 a 700 animais (número que tem vindo a aumentar) têm sido capturados, recolhidos e encaminhados para o Cantinho, com vista ao seu alojamento e cuidado, para posterior adoção pela comunidade. 

O apoio financeiro atribuído no âmbito deste protocolo contempla ainda a execução de obras de remodelação e melhoria das instalações do alojamento de animais desta Associação que, dado o elevado número de animais que acolhe, se vê cada vez mais limitada. 

Outro protocolo assinado visa a aplicação do programa CED em colónias de gatos, que cumpram com as condições determinadas, desta vez no montante financeiro de 4 mil euros, para os anos de 2022 e 2023, prevendo-se um total de 50 intervenções por ano. 

Por último, o Município de Viseu celebrou ainda um protocolo de colaboração, relativo ao ano de 2021, alusivo à esterilização, identificação animal e registo no SIAC (Sistema Identificação Animais Companhia) dos animais abandonados recolhidos na via pública, pelos serviços municipais.

Este protocolo surge no seguimento de uma candidatura conjunta, do Município de Viseu e da Associação Cantinho Animais Abandonados de Viseu, à campanha de apoio financeiro para a esterilização, identificação e registo no SIAC, de animais de companhia, previstas no Orçamento do Estado de 2021, de 1 milhão de euros para todos os Municípios, sendo 15 mil euros o valor máximo que pode ser atribuído a cada município, sendo os valores aprovados através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O apoio conseguido pela candidatura conjunta no ano de 2021 foi de 11.800 euros, provenientes do orçamento de funcionamento do ICNF.

 

Pode ver também

Natal: Comboio Turístico circula pelas ruas da Cidade-Jardim

Com 6 viagens diárias e ponto de partida na Praça da República (Rossio), o comboio …

Comente este artigo