Este sábado, dia 1 de junho, Viseu celebra o Dia Mundial da Criança com oficinas, espetáculos musicais, teatros, jogos e atividades desportivas, num programa gratuito, para toda a família.
Para atividade física e ar livre, o Parque Urbano de Santiago oferece, a partir das 9H30, circuitos de obstáculos e trânsito, parkour, clicáveis, funcional 4kids, karaté, golfe, orientação, yoga e zumba. A GNR e os Bombeiros terão aqui presença com atividades de demonstração dos seus equipamentos e áreas de atuação.
A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva convida miúdos e graúdos a assistir ao musical “Luna e os Amiguinhos”, da Aquarela Mágica, e ao espetáculo “A Pequena Sereia”, da Associação Juvenil Visiunarte, pelas 16 horas e 21H30, respetivamente.
A Casa da Ribeira, o Museu Almeida Moreira e a Quinta da Cruz proporcionam a todos a oportunidade de participarem nas oficinas criativas e de natureza “A Arte Popular de Brincar – Papagaio de Papel”, “O Meu Retrato” e “Ervas Comestíveis”, respetivamente.
No Museu de História da Cidade, a proposta é para explorar a história da identidade de Viseu através da peça de teatro “A Lenda de Ramiro”, pelas 16 horas. Neste dia, as crianças podem, ainda, realizar visitas encenadas e orientadas à exposição permanente do Museu do Quartzo, assim como à exposição “O Horizonte”, de Cristina Rodrigues, na Quinta da Cruz.
Ao longo do dia, nos Jardins da Casa do Miradouro, as famílias poderão experienciar um conjunto de jogos tradicionais de vários países e, no Museu do Linho de Várzea de Calde, haverão ateliês criativos, jogos tradicionais e horas do conto.
O programa do Dia Mundial da Criança contempla ainda uma leitura do livro infantil “O Coelhinho pimpão no Museu Grão Vasco”, pelo grupo AFTA, no Museu Grão Vasco, no âmbito do VISEU CULTURA; o Auditório Mirita Casimiro recebe a peça “Era Uma Vez um Jardim”, a propósito do 20º Festival de Teatro; e, por fim, o Parque Aquilino Ribeiro proporciona um “Espaço Criança”, no âmbito da Semana Solidária organizada pela Freguesia de Viseu, no qual terá lugar um mega-piquenique e o concerto da artista SEA.
Comente este artigo