Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Município de Penalva do Castelo adere à campanha “Compostagem: Eu faço!”

Município de Penalva do Castelo adere à campanha “Compostagem: Eu faço!”

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) está a reforçar a aposta no incentivo à compostagem doméstica com cerca de 400 baldes para a recolha de resíduos biodegradáveis, que estão a ser distribuídos em todos os municípios associados à iniciativa, no âmbito da campanha “Compostagem: Eu faço!” integrada no projeto “BioBairros – da Terra à Terra”.

Com a aprovação da candidatura do AMRPB ao Fundo Ambiental, o Município de Penalva do Castelo recebeu, 15 compostores (13 para utilizadores domésticos e 2 para utilizadores não domésticos/comunitários) que permite a gestão dos bio-resíduos produzidos ao nível das cozinhas, cantinas e refeitórios das habitações e instituições.

A execução deste projeto possibilita a diminuição dos resíduos urbanos biodegradáveis presentes nos resíduos indiferenciados com impacto direto nas quantidades depositadas em aterro sanitário.

Com a receção deste conjunto de equipamentos destinados à compostagem, o Município vai desenvolver um estudo, de modo a definir os moldes de funcionamento deste projeto piloto na gestão dos bio-resíduos domésticos.

Compostagem – O que é?A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica por ação de microrganismos na presença de oxigénio.

Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos), cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizantes orgânico.

 

Pode ver também

Novo espaço verde vai abrir ao público no centro de Viseu

Um novo espaço verde com mais de dois hectares vai ficar disponível para fruição pública …

Comente este artigo