Home / Notícias / Calor: Município de Nelas ativa Gabinete de Crise de Proteção Civil Municipal

Calor: Município de Nelas ativa Gabinete de Crise de Proteção Civil Municipal

O Município de Nelas ativou o Gabinete de Crise de Proteção Civil Municipal, na sequência do Alerta Vermelho face às altas temperaturas previstas para os próximos dias, que apontam para temperaturas máximas a atingir valores superiores a 40°C. O Alerta Vermelho dura até às 23h59 do dia 23 de agosto de 2023, mantendo-se no entanto em funcionamento o Gabinete de Crise da Proteção Civil Municipal.

Na reunião de ontem, que decorreu com todos os agentes da Proteção Civil Municipal, nomeadamente Presidente da Câmara Municipal, Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e de Nelas, GNR e Delegada de Saúde, foram discutidas medidas de prevenção e propostas ações de sensibilização no sentido de minorar, delinear e colocar em prática novas estratégias para prevenir o apoio às populações e o risco de incêndios.

Para o efeito encontram-se no terreno equipas de patrulhamento da malha florestal em todas as Freguesias do Concelho como medida de vigilância ativa, assegurada através de viaturas próprias da Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Canas e de Nelas, e GNR.

Entre outras medidas tomadas, entraram em vigor o contacto direto e permanente com a população, bem como a preparação de pontos focais de emergência em articulação com as Juntas de Freguesia, Centros Paroquiais e Agrupamentos de Escolas, para apoio às populações do território.

São cerca de 70, os operacionais em permanência para socorro e apoio à comunidade, das duas Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho, entre Equipas de Intervenção Permanente (EIP), funcionários da autarquia, voluntários e Bombeiros com apoio da Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Ainda dentro das medidas implementadas, o Serviço de Ação Social da Câmara Municipal, encontra-se no terreno a prestar apoio à população senior do Concelho, em particular aos mais vulneráveis, em situação de isolamento social e/ou sem retaguarda familiar.

Este Gabinete de Crise reúne diariamente para análise e reforço das medidas implementadas de prevenção e apoio neste período mais crítico, às populações do Município de Nelas.

 

Pode ver também

Freguesia de Vila Cova à Coelheira entregou desfibrilhador aos Bombeiros de Vila Nova de Paiva

Na tarde desta segunda-feira, 20 de maio, a Junta de Freguesia de Vila Cova à …

Comente este artigo