Foi recentemente concluído um novo mural, no acesso à povoação do Barril, dedicado à temática das “Invasões Francesas”.
O trabalho foi executado pelo coletivo Rua, que reuniu os artistas Draw + Contra + Fedor + Third. O mural representa os vários regimentos e batalhões que compunham a organização dos exércitos em confronto (Francês e Anglo-Luso), como Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Caçadores. Criado em 2006, RUA é um coletivo de artistas multidisciplinares, proveniente do Porto, cujo processo criativo se desenvolve através da pintura, design gráfico, ilustração, fotografia, escultura, musica, entre outras variantes artísticas.
Recorde-se que a localidade do Barril foi um dos locais de passagem e de acampamento das tropas napoleónicas durante a 3ª invasão (1810), na sua caminhada em direção à serra do Bussaco, onde viria a ser travada a célebre Batalha do Bussaco.
Este é o terceiro mural alusivo ao tema da Invasões Francesas pintado em Mortágua. O primeiro, da autoria do conceituado artista Odeith, está pintado em Vale de Açores, e o segundo, da autoria da dupla Frederico Draw e Rodrigo Contra (Projeto Ruído), está retratado numa das paredes laterais do Centro de Animação Cultural, na Vila de Mortágua.
Os três murais, juntamente com o Centro de Interpretação, são referências e pontos de visita no roteiro de Mortágua relacionado com o tema das “Invasões Francesas”, estando integrados na Grande Rota do Bussaco e na programação cultural em rede “Marcos Históricos: Invasoes Francesas”.
Comente este artigo