Home / Notícias / Mortágua: Fim de Semana da Lampantana

Mortágua: Fim de Semana da Lampantana

Começa hoje mais uma edição do Fim de Semana da Lampantana. Durante três dias, de 27 a 29 de Outubro, os visitantes podem provar esta iguaria tradicional da gastronomia de Mortágua, cuja origem poderá remontar ao tempo das Invasões Francesas. Na sua 14ª edição, o evento promovido pelo Município de Mortágua conta com a participação de 13 restaurantes aderentes (mais um que na edição transata) que são parceiros na sua dinamização.

À semelhança de anos anteriores, o Município irá oferecer o vinho tinto, produzido localmente (Sociedade Agricola Boas Quintas)) para acompanhamento da Lampantana, promovendo assim mais um produto de excelência do concelho. Irá ainda oferecer as caixas aos restaurantes que incluam a opção de take away, além do serviço normal à mesa.

Além de saborearam a Lampantana, os clientes habilitam-se a um prémio a atribuir por sorteio entre os cupões distribuídos, que servem para avaliação do evento, do prato e do serviço, e para fins estatísticos (apuramento do nº de doses vendidas). O prémio consiste numa caixa de vinho da série especial “Lampantana” e um voucher no valor de 60 euros para duas pessoas, a ser utilizado num dos restaurantes aderentes.

O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, salienta que “a Lampantana é mais do que um produto, é uma marca do concelho de Mortágua, que está ligado à sua história, ao seu património, à sua cultura”. E lembra que no passado, em casamentos, batizados, festas familiares, “não podia faltar a Lampantana”. As pessoas tinham os seus fornos a lenha para cozer o pão, que serviam também para assar as caçoilas de barro contendo a Lampantana, devidamente preparada na véspera, ou ainda os tradicionais Bolo de Páscoa ou o Bolo de Cornos. Uma tradição que passou de geração em geração, até aos nossos dias, e que explica a longevidade e perpetuidade desta iguaria, que continua a marcar presença em datas festivas e ocasiões especiais, além de integrar habitualmente os cardápios dos restaurantes.

A Lampantana é servida com batata “fardada” (com pele) e grelos, tal como se fazia antigamente. O pão caseiro e o vinho tinto acompanham a refeição, sendo a sobremesa composta por arroz doce ou o típico Bolo de Cornos.

Segundo Ricardo Pardal, “a gastronomia é hoje um produto turístico da maior importância no desenvolvimento turístico dos territórios, e as pessoas procuram cada vez mais o que é único, autêntico e tradicional, aquilo que identifica e diferencia os territórios”. A Lampantana, tal como é feita em Mortágua, apresenta características diferenciadoras relativamente a outras regiões vizinhas, sendo que a principal é ser confecionada com carne de ovelha (e não de cabra), para além de outros detalhes que fazem parte do segredo bem guardado.

O Presidente da Câmara deixa o convite a todos para se deslocarem a Mortágua neste fim de semana: “para saborearem a Lampantana, mas também visitarem outros pontos de interesse do concelho, como as nossas paisagens e os nossos percursos pedestres, e desfrutarem da nossa arte de bem receber, como é apanágio dos Mortaguenses”.

(Fonte: Município de Mortágua)

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo