Home / Notícias / Moimenta da Beira: Reedição de “A Via Sinuosa” – Obra de Aquilino Ribeiro – Apresentada em Soutosa

Moimenta da Beira: Reedição de “A Via Sinuosa” – Obra de Aquilino Ribeiro – Apresentada em Soutosa

Na tarde deste domingo, 1 de outubro, foi apresentada em Soutosa, a aldeia-mundo de Aquilino Ribeiro, a última reedição de “A Via Sinuosa”, obra originalmente escrita e publicada pelo escritor em 1918, cinco anos depois da sua estreia literária com “Jardim das Tormentas”.

A cerimónia de apresentação daquela que é a sua primeira obra biográfica (mas ficcionada), cuja ação decorre parcialmente no Convento de S. Francisco, Moimenta da Beira, foi presenciada por quase duas centenas de pessoas que quase lotaram a capacidade da tenda que foi instalada entre muros da quinta onde está sediada a Fundação Aquilino Ribeiro. O livro foi publicado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Bertrand Editora.

O evento, inserido no programa nacional dos “60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro”, que envolve as três autarquias das Terras do Demo, mais Paredes de Coura, sentou à mesa de honra Paulo Neto, diretor da revista literário “Aquilino”; Eduardo Boavida, diretor da Bertrand Editora; Aquilino Machado, neto do escritor; João Soares, editor, deputado, antigo Ministro da Cultura, que escreveu o prefácio do livro; João Ribeiro da Silva, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte; e Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Todos discursaram, sempre de forma laudatória, justa e merecidamente numa cerimónia marcada também pela excelência dos três momentos musicais proporcionados pela Orquestra CemNotas.

(Fonte: Município de Moimenta da Beira)

 

Pode ver também

A Freguesia de Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva foi novamente distinguida nos prémios Autarquia do Ano

A Freguesia do Touro obteve uma Menção Honrosa, na categoria Ambiente- Urbanismo e boas práticas …

Comente este artigo