Home / Notícias / Moimenta da Beira: 60 hectares de terrenos limpos na Serra de Leomil

Moimenta da Beira: 60 hectares de terrenos limpos na Serra de Leomil

Esta passada segunda-feira, 25 de setembro, a Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Vinhais Sarmento, deslocou-se a Moimenta da Beira, para se inteirar das intervenções e trabalhos de manutenção e limpeza da Rede Primária das Faixas de Gestão de Combustível feitos nos últimos meses em cerca de 60 hectares de terrenos ao longo de cinco quilómetros na Serra de Leomil. O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, acompanhou a dirigente em todo o percurso serrano.

A instalação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível permite e facilita muito a intervenção direta de combate ao fogo, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais de enorme valor. “Funciona como um elemento estruturante da paisagem rural”, lembrou a diretora Regional, que elogiou a excelência da articulação conseguida no terreno entre todos os elementos envolvidos nesta intervenção.

“A serra é vastíssima e já assistimos a grandes incêndios que causaram prejuízos incalculáveis no seu espaço geográfico. Tudo o que for feito em prol da nossa serra, como é o caso agora, é muito importante, tendo em conta o valor socioeconómico, paisagístico e ecológico dos espaços rurais”, lembrou o Presidente da Câmara.

Cerca de duas dezenas de pessoas, entre elementos da GNR, Juntas de Freguesia de Alvite e Leomil, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Proteção Civil, Bombeiros e Sapadores Florestais, incorporaram a comitiva que acompanhou sempre a dirigente e o Presidente da Câmara Municipal.

(Fonte: Município de Moimenta da Beira)

 

Pode ver também

Ténis de Mesa: Equipa sénior masculina do Clube AV Lamego garante presença na 2.ª Divisão Nacional

 No fim de semana de 15 e 16 de Junho, disputou-se no Pavilhão do Ala …

Comente este artigo