Há mais 10 utentes infetados na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Resende, apurou o Porto Canal junto do Provedor daquela instituição, na madrugada desta terça-feira.
O Provedor Jaime Alves, disse que os recursos da instituição estão a acabar e na rede social Facebook fizeram um pedido de ajuda por voluntários. Jaime Alves queixa-se que a Direção Geral da Saúde abandonou a Instituição.
A utente de 90 anos da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da Misericórdia de Resende que testou positivo ao novo coronavirus acabou por falecer.
O Provedor disse ao Porto Canal que a Direção Geral da Saúde apenas está a assegurar testes aos funcionários que apresentam sintomas. Os testes ao resto do pessoal, que não apresentam sintomas, vão ser assegurados pela Santa Casa da Misericórdia.
Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Resende pediram hoje aos enfermeiros disponíveis que se voluntariem para trabalhar nesta instituição, que se encontra “com falta de pessoal qualificado”, devido à Covid-19.
O apelo, colocado no Facebook do município, é feito “a todos os profissionais de saúde na área da enfermagem que tenham alguma disponibilidade para se voluntariarem a colaborar com a Santa Casa na prestação de cuidados de saúde aos utentes desta instituição”.
“A Santa Casa da Misericórdia já desencadeou todo o procedimento do plano de contingência, sendo que todos os doentes que se encontravam na mesma enfermaria foram colocados em isolamento e os 32 colaboradores do serviço encontram-se em quarentena”, refere a câmara de Resende em comunicado.
O lar está ainda a aguardar pelo resultado dos testes aos 32 funcionários.
Comente este artigo