A plataforma Alimente quem o alimenta, lançada há cerca de um mês, já reúne mais de mil produtores e teve mais de cem mil interações com potenciais compradores, anunciou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
Ao intervir na cerimónia de apresentação do mercado online Prove Viseu Dão Lafões, a ministra lembrou que a criação desta plataforma teve como objetivo aproximar os produtores dos consumidores, de forma a minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19.
“Já tivemos mais de cem mil interações, sabendo que mais de 30 mil chegaram ao fim de toda a cadeia. Só ainda não sabemos, mas estamos a fazer esse trabalho de auscultação junto dos produtores, dessas 32 mil interações que chegaram ao fim quem é que verdadeiramente comprou”, afirmou.
Através desta plataforma lançada pelo Ministério da Agricultura, qualquer produtor poderá anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para entrega, e qualquer consumidor poderá pesquisar por concelho e por produtos (biológicos ou não) e encomendá-los.
Maria do Céu Albuquerque falava durante a apresentação do mercado, que pretende ser «um acelerador para a transformação digital» das micro, pequenas e médias empresas da região, apoiando os produtores locais no escoamento dos seus produtos a nível nacional.
A governante disse não ter dúvidas de que este tipo de relacionamento entre produtores e consumidores veio para ficar.
“Cabe a todos nós fazermos com que esta forma de comércio digital possa, cada vez mais, servir o nosso país, nomeadamente as regiões mais rurais, com menor densidade populacional e, com isso, sermos capazes de alimentar a economia local, regional e familiar, essencialmente, valorizar aquilo que é nosso”, frisou.
O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explicou que, mesmo antes da Covid-19, já havia a intenção “de um dia lançar este mercado online’.
“Vivemos um tempo diferente e houve necessidade de acelerar todo o processo”, afirmou o responsável, justificando que a CIM e os seus parceiros neste projeto não podiam ficar indiferentes às dificuldades de escoamento dos produtores locais e à oportunidade criada com o aumento das vendas online.
O mercado ‘online’ Prove Viseu Dão Lafões tem disponíveis “mais de uma centena de referências de artigos”, entre os quais se destaca o queijo Serra da Estrela, o vinho do Dão, os enchidos, o chá, o mel e os licores.
“Vamos entrar hoje com quase duas dezenas de produtores que se associaram a esta plataforma e temos mais cerca de duas dezenas prontos para entrar”, frisou Nuno Martinho.
Com a expectativa alta, há já a “ambição de evoluir”, estando prevista, por exemplo, a promoção de cabazes de Natal, avançou.
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