Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Mini Aldeia Natal e neve três vezes por dia nas festas natalícias de Viseu

Mini Aldeia Natal e neve três vezes por dia nas festas natalícias de Viseu

Uma míni Aldeia Natal, no centro histórico de Viseu, onde nevará três vezes por dia, é uma das novidades das festas natalícias deste ano na cidade, cuja programação tem como preocupação a redução de custos.

A novidade deste ano, é a neve que vai ser lançada por dois canhões três vezes por dia na Rua Direita.

Leonor Barata, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu diz que “esta novidade é uma forma de dinamizar o percurso da Rua Direita, para o comércio de rua e tradicional, de forma a tornar aquela zona mais atrativa e a incentivar as compras naquelas lojas”.

A Rua Direita vai ter também 10 novos espaços, em lojas atualmente desocupadas, que terão inquilinos provisórios, como artistas plásticos, espaços para ‘workshops’, artesanato, de forma a dinamizar a rua e a torná-la mais atrativa”, adiantou.

Além das ruas iluminadas no centro da cidade, até 8 de janeiro, encurtando assim o tempo de iluminação e eventos, o Rossio terá também uma “bola gigante de luz” que representa o planeta terra.

A vereadora disse que o Rossio receberá também “16 barraquinhas para o Mercado de Natal, haverá grupos a animar as ruas com artistas de rua, orquestras de duendes e de palhaço” e “a biblioteca e os museus municipais receberão workshops e eventos dedicados aos mais novos”.

Este ano, continuou, o município “terá um concerto da Natal único, de grande escala e incrível, que vai juntar em palco 183 coralistas juvenis e 159 adultos, com a particularidade de juntar várias instituições do território num único concerto que conta com 55 instrumentos”.

Leonor Barata acrescentou que Viseu vai também acolher “um espetáculo do Panda e dos Caricas e uma exposição da Lego que é daquelas atrações que dá para crianças e adultos, para toda a família”.

Numa altura em que “todos estão a sofrer com a inflação”, a câmara de Viseu, assumiu que “a redução de custos foi das recomendações mais dadas” à vereadora da Cultura, tendo em conta que “é uma grande preocupação”.

“Este ano, na iluminação, com mais luzes e nas mesmas ruas vamos gastar 90 mil euros e em 2021 gastámos 92 mil euros. Ao todo, na programação de Natal, são 206 mil euros, ou seja, conseguimos baixar o orçamento em 60 mil, tendo em conta que no ano passado foram 266 mil euros”, revelou Leonor Barata.

À semelhança de anos anteriores, Viseu conta também durante a época de natal, com a corrida de pais natais solidária, a rota dos presépios pelas freguesias, o Concerto de Ano Novo” e haverá também o concurso de montras com prémios para as três melhores e ainda cinco menções honrosas.

 

Pode ver também

Catarina Martins desafiou, em Viseu, o Governo a dar “sinais rápidos” de que respeita os professores

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o Governo de “não ceder um milímetro” …

Comente este artigo