Home / Notícias / Miguel Mota empossado para novo mandato na ESTGL/IPV

Miguel Mota empossado para novo mandato na ESTGL/IPV

Miguel Mota tomou posse para um novo mandato como Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) numa cerimónia que teve lugar na Sala de Pintura Europeia, do Museu de Lamego.

Na sua intervenção fez um balanço dos 4 anos de mandato que agora terminam, destacando que “é hoje possível ver a presença, a importância e o reconhecimento da ESTGL no Território, tendo já assumido um papel de liderança no desenvolvimento regional, e também a Importância, o Reconhecimento e a notoriedade tem no e para o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).”

O crescimento da ESTGL, é visível ao longo dos 4 anos, quer em número de cursos, como em número de docentes e em número de alunos. “Ao longo destes 4 anos, mesmo atravessando dois anos de pandemia, conseguimos a criação de 4 novos CTeSPs nas áreas de turismo, de gestão e de tecnologia, aprovamos e iniciamos a licenciatura em Gestão Comercial e abrimos mestrados em Assessoria nas Organizações, Tecnologias de Informação e Automação e em Controlo de Gestão e Ciência de Dados. Aliamo-nos a Empresas Tecnológicas de referência que nos têm permitido estar na linha da frente nas áreas de programação, automação e cibersegurança.

Os números de candidatos colocados e de matriculados, neste ano letivo, foram um recorde, tendo sido, sem dúvida, um resultado histórico, tanto para a ESTGL, como para o IPV. No que a novas matrículas diz respeito, este ano letivo, contamos com 329 novos alunos.

É importante referir que a ESTGL conseguiu preencher 75% das vagas disponíveis dos cursos de licenciatura, com os candidatos do Concurso Nacional de Acesso, um indicador de elevada importância. E atualmente temos um total de 740 alunos. No total, entre alunos, pessoal docente e não docente, a comunidade académica da ESTGL tem hoje cerca de 1000 pessoas, podendo afirmar que a ESTGL é um dos maiores motores económicos da região e da cidade de Lamego.”

A presença no território foi também reforçada com a abertura de cursos em Sernancelhe e Moimenta da Beira – Município, tendo as respetivas autarquias aceite “o desafio que a ESTGL e a Presidência do IPV lhes lançaram, permitindo descentralizar algumas das nossas formações para os seus concelhos, dando-nos as condições necessárias para fazer história e pôr em prática algo por que há muitos anos se esperava.
Inclusive, em Moimenta da Beira, temos ao nosso dispor um edifício fantástico, o Externato Infante D. Henrique, onde temos atualmente 3 turmas, e no qual já lecionamos alguns cursos breves. “

Em Lamego há necessidade de instalações “tendo já sido iniciada, como é do conhecimento público, a obra da residência de estudantes a cargo do Município de Lamego, com capacidade para 46 camas e com sala de estudo – 24h, que estará disponível para gestão da ESTGL em dezembro de 2024.

Está também em curso, por parte do Município de Lamego, o projeto de arquitetura e especialidades para o edifício2, que será no piso superior do Mercado Municipal e que contemplará 5 novas salas de aula, 1 auditório com capacidade para 125 pessoas e uma moderna cantina, além de variadas salas de apoio. Este será um projeto conjunto entre a Câmara Municipal de Lamego e o IPV.”

Para o futuro, o Presidente da ESTGL refere que: “Este será um mandato de continuidade, no qual Pretendo consolidar todas as metas já alcançadas e continuar a projetar, a promover e a afirmar a ESTGL no território, continuando na vanguarda na captação de novos alunos e não descurando a formação contínua dos já diplomados, pretendendo-se para isso a criação de formações que vão ao encontro das necessidades atuais. Aproveito para deixar o desafio às instituições e entidades parceiras para fazerem um levantamento das necessidades formativas, cursos breves ou não, que considerem relevantes para os seus quadros, por forma a podermos satisfazer essas necessidades.

Pretendemos fomentar a implementação de novos modelos de aprendizagem, tais como o e-learning ou o b-learning, os quais já estão a dar os primeiros passos na nossa escola e para o qual já temos o equipamento necessário para montar uma sala de Ensino Distância.

Criar uma unidade de apoio à investigação, à elaboração de projetos e candidaturas e apostar fortemente, em linha com o IPV, na internacionalização são também objetivos já planeados.
No entanto, o meu principal desafio será promover a cultura organizacional dentro da escola, em todas as suas dimensões, de modo a melhorar continuamente a nossa escola. Para esta nova etapa conto com toda a comunidade académica da ESTGL e do IPV, com as i9nsituições e organizações do território, bem como, com as suas gentes e claro, conto com todos vós”.

 

Pode ver também

Vouzela: GNR deteve homem por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Viseu, da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Vouzela, …

Comente este artigo