No âmbito do “Mês da Proteção Civil”, o Município de Lamego promoveu, em março, um largo conjunto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar e preparar a população para situações de emergência.
O leque de atividades incluiu a realização de sessões de sensibilização, simulacros, exposições de meios operacionais e o lançamento de novas plataformas de comunicação que reforçam a segurança e a resiliência do concelho.
As iniciativas contaram com a participação ativa de várias entidades, nomeadamente a PSP, a GNR, a Polícia Marítima, a EGIS, a RIBAFLOR, os Bombeiros Voluntários de Lamego, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lamego, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O envolvimento destas instituições foi essencial para aproximar os cidadãos das práticas de prevenção e resposta a emergências. A criação e divulgação de novas plataformas digitais também permitem melhorar a comunicação entre os serviços de emergência e a população, ao garantirem um acesso mais rápido e eficaz às informações essenciais em caso de ocorrências. Estas ferramentas reforçam a capacidade de resposta face a desafios futuros.
Comente este artigo